Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pesquisa se transforma em aplicativo para informar sobre nutrição e guiar atendimentos em MS

A plataforma “Nutriação de Bolso” já está disponível e contém conteúdos para orientar profissionais da Atenção Primária à Saúde do Estado
Nathália Rabelo -
Mestre e nutricionista Gabriel Delmondes, responsável pela pesquisa do "Nutriação de Bolso" (Divulgação, SES-MS)

Fruto de uma pesquisa da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), realizada pelo mestre e nutricionista Gabriel Delmondes, o aplicativo “Nutriação de Bolso” acaba de ser lançado para ajudar no atendimento de pacientes e orientar quanto à importância da alimentação adequada no Estado. A partir de agora, profissionais que atendem à Atenção Primária de Saúde podem levar informações sobre o tema “no bolso” e acessá-las pelo próprio celular.

Assim, toda a estrutura digital (acesse por este link) foi desenvolvida por meio do OCCA (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação) da UFMS em parceria com a SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Site do Nutriação de Bolso já está disponível (Reprodução)

Segundo os organizadores, o web aplicativo é composto por conteúdos voltados para a orientação de profissionais da APS (Atenção Primária à Saúde) quanto à organização dos cuidados em alimentação e no dia a dia do serviço, inspirado no documento matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na APS, do Ministério da Saúde. Assim, objetivo é ajudar os profissionais da saúde no diagnóstico e atendimento dos pacientes. 

“A equipe do OCCA viu grande potencial no ‘Nutriação de Bolso’ desde o início de seu desenvolvimento, por ser uma ferramenta realmente prática e objetiva para profissionais da APS. Recebemos feedbacks positivos quanto a sua usabilidade e conteúdo, o que possibilita sua validação e aperfeiçoamento. Então, acredito que terá impacto positivo no combate a doenças crônicas por meio das ações de alimentação e nutrição, além da organização do cuidado”, conta Gabriel Delmondes, pesquisador à frente da pesquisa.

Dessa forma, o aplicativo apresenta orientações ao profissional desde ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos e manejo do cuidado como diagnóstico até intervenções medicamentosas e não medicamentosas.

Conforme a responsável pela coordenadoria das Doenças Crônicas da SES, Andréia Ferreira da Costa, a proposta é divulgar o aplicativo ‘Nutriação de Bolso’ dentro das oficinas.

“Na oficina realizada na segunda-feira (7) foram aplicadas as ferramentas Genograma e Ecomapa, como forma de instrumentalizar os profissionais de saúde, também para construção do PTS (Projeto Terapêutico Singular) e durante essa construção foi estimulado o uso do aplicativo. Já tivemos um relato de um município que aplicou para uso dentro do seu território e isso demonstra que o ‘Nutriação de Bolso’ vem proporcionar uma ajuda e uma contribuição para as atividades que os técnicos desenvolvem em seus municípios”, explica.

Testado e aprovado. Essa é a opinião da nutricionista do município de , Karoline Omizolo de Souza. “O aplicativo será de grande valia para a utilização nos atendimentos e também para capacitarmos a nossa equipe. Então termos essas informações de maneira sistematizada e resumida será muito importante para o nosso atendimento no dia a dia”, enfatiza.

Conheça o Web App ‘Nutriação de Bolso’ clicando aqui

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Últimas Notícias

Sem Categoria

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

A atitude do sargento foi reconhecida por autoridades locais e pela população boliviana

Polícia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca