O Parque dos Poderes em Campo Grande foi ponto de partida do passeio ciclístico internacional ‘Fancy Women Bike Ride’, que reuniu dezenas de moradores de todas as idades na manhã deste domingo (17). Com adesão de 170 cidades de diferentes países, a Capital foi o único município do Brasil a participar do ato de incentivo ao uso da bicicleta.

Organizado por mulheres, o passeio ciclístico celebra o Dia Europeu sem Carros e chama atenção para o uso de meios de locomoção sustentáveis e cobra criação e manutenção de estruturas para o ciclismo.

“Eventos como o de hoje são importantes para mostrar que as pessoas não precisam ter roupa e bicicleta, é possível pegar uma bicicleta disponível e simplesmente sair para pedalar. Estamos felizes e surpresos com a adesão”, comentou.

Junto da amiga, a artista plástica Alexandra Camilo, de 56 anos, conta que desde a infância mantém o hábito de pedalar. 

“Eu sempre alugo as bicicletas que ficam disponíveis no parque e acho muito legal que tenhamos espaços como esse para passeio. As pessoas precisam ter mais vivências com a bicicleta e eventos como esse ajudam a promover essa socialização”, pontua.

Para ela, Campo Grande deve ampliar o incentivo ao pedal com criação de mais faixas exclusivas e lugares seguros para ciclistas.

Na avaliação da fotógrafa Elis Regina, de 56 anos, o uso da bicicleta está diretamente associado ao bem-estar pessoal. “A bicicleta dá uma sensação de liberdade, eu falo que andar de bicicleta é levar a alma para passear”, afirma. 

A ciclista conta que pedala quase que diariamente e ainda se aventura no percurso de trilhas e comemorou a iniciativa do passeio. “É uma ideia fantástica, pois faz com que as pessoas conheçam o movimento. Fiquei ainda mais feliz por saber que Campo Grande foi a primeira a integrar a proposta”, finaliza.

O ponto de concentração foi na esquina da Avenida do Poeta com a Rua Gardênia e o passeio termina no Bosque da Paz, no Bairro Carandá Bosque.