O Cemtec (Centro de Monitoramento do tempo e do Clima) informou nesta sexta-feira (22) sobre a conquista para as previsões meteorológicas. Mato Grosso do Sul atingiu 100% de operação das estações meteorológicas automáticas. Entre 2022 e 2023, a equipe substituiu equipamentos com 15 anos de uso em campo.

Ao todo, são 27 estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e 15 da Semadesc (Secretaria de estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), instaladas em locais estratégicos.

Segundo o Cemtec, nos últimos dois anos a equipe realizou a recuperação minuciosa dos pontos, com manutenções preventivas como as manutenções corretivas, inclusive com as substituições de painéis solares com 15 anos de uso em campo.

cemtec
Aparelhos trocados (Divulgação, Cemtec)

“A maior parte das estações apresentava algum tipo de defeito quanto a geração de energia, sendo o sistema composto por duas baterias, painel solar e reguladores de carga”.

Ainda neste mês, um novo edital irá ampliar a rede de monitoramento, para maior cobertura espacial do Estado, assim cumprir o objetivo de ter informações meteorológicas e climáticas precisas e, consequentemente, em decisões estratégicas e nas atividades econômicas que dependem diretamente da variabilidade do clima.