Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para jovens católicos, Carnaval em MS é tempo de encontro com amigos e Deus

Juventude católica aproveita os dias de Carnaval para participar de acampamentos, retiros e encontros, onde refletem sobre a vida e a vivência com Deus
Priscilla Peres -
Jovens em acampamento de Carnaval (Foto: Arquivo Pessoal)

Há cinco anos, o destino de do jovem Gabriel Mareco é o mesmo. Ele se reúne com dezenas de jovens para “servir ao Cristo” em acampamentos realizados por igrejas católicas. O movimento é enorme e reúne milhares de jovens durante os dias da festa popular.

“Nunca fui de festa e bloquinhos no Carnaval. Eu costumava ir para a fazenda, descansar, mas desde 2018 eu frequento os acampamentos da igreja”, conta ele, enquanto faz as malas para mais um acampamento de Carnaval.

Neste ano, o jovem de 25 anos vai participar do acampamento da paróquia Auxiliadora, no município de Maracaju. Animado para mais um encontro com Deus e amigos, ele conta o que mais gosta da experiência.

“É no acampamento que a gente lembra que Deus é nossa base, porque na correria do dia a dia a gente acaba esquecendo que Deus é quem nos deu a dádiva da vida. O acampamento ajuda a despertar essa chama que existe dentro da gente”, diz o jovem.

Dias de reflexão, amizades e encontro pessoal

Responsável pela católica de , o padre Liniker afirma que pelo menos cinco acampamentos grandes devem acontecer neste Carnaval, além de outros retiros e encontros.

No Santuário da Nossa Senhora da Abadia, o acampamento de Carnaval deve reunir 160 jovens, além de outros 400 que vão para trabalhar. O encontro reúne adolescentes entre 14 e 17 anos.

“São quatro dias de encontro pessoal com Deus, para refletir a vida, as dificuldades do ser adolescente, questões familiares, além de temas importantes como depressão, ansiedade, e conscientização na proposta de viver um Carnaval sadio”, explica o padre.

Ainda de acordo com ele, a maioria dos jovens participantes é de fora da igreja e convidados de outros. Mas o efeito do acampamento é o melhor. “A maioria deles persevera na caminhada com Deus”.

Jovens longe dos exageros do Carnaval

Se por um lado as festas de Carnaval são regadas a bebidas alcoólicas e ‘pegação’ entre os jovens, a proposta da é criar ambientes em que jovens se sintam confortáveis para se expressar.

“Deus nos fez livres e na liberdade que devemos educar nossos jovens. Meu desejo é que os jovens não participem de festas onde aconteça qualquer que seja o desequilíbrio, no álcool, nas drogas, nas músicas ou até mesmo nas relações humanas”, explica o Padre Gustavo do município de .

Segundo ele, tais exageros e desequilíbrios contribuem para uma sociedade desestruturada e longe da consciência de que “somos templos do Espírito Santo”. Para o padre, proibir não é a melhor opção. “Temos que criar ambientes dentro da Igreja, nas famílias ou na sociedade que os jovens possam expressar sua jovialidade de forma saudável e cristã”, destaca.

Carnaval termina no início da quaresma

Para a igreja Católica, o Carnaval termina com o início da quaresma na quarta-feira de cinzas. Também é quando se inicia a Campanha da Fraternidade que este ano tem como lema: Fraternidade e Fome.

“Na Igreja Católica, logo após o Carnaval nos adentramos em um tempo litúrgico chamado Quaresma que é de grande importância, é uma preparação para vivermos uma Páscoa que é o resumo da nossa fé, paixão, morte e ressurreição de Cristo”, explica o Padre Gustavo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo

Perseguição em Campo Grande termina com apreensão de uma tonelada de maconha

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Taboão Magnus

Serc/UCDB perde para Taboão Magnus e se complica na Supercopa Feminina de Futsal

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

depac maconha

Dois são presos com arma e munições em suposto desmanche no Itamaracá

Últimas Notícias

Polícia

Jovem fica em estado grave ao ser esfaqueado durante briga por dívida

Discussão por causa de uma dívida de R$ 50

Esportes

Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz

Foi sacramentada após a derrota de 2 a 0

Polícia

Foragido é preso por descumprir semiaberto e romper tornozeleira

No distrito de Nova Itamarati

Brasil

CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável

Ministério da Fazenda informou que as medidas alinham a regulamentação à Lei 14.995/2024