Professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) montaram uma verdadeira força-tarefa para ajudar dois alunos com deficiência do curso de medicina, dando um novo gás para Osmar e Fernanda seguirem com os estudos.

Tudo começou após a professora Maura Hokama, que percebeu a dificuldade de Fernanda durante as aulas. “A medida que as aulas foram correndo, eu vi que tinha dificuldade de ajudá-la para fazer o exame físico, coisa que os outros alunos desenvolviam de forma natural”, disse.

Assim, a professora decidiu buscar ajuda com a colega Juliana Bauab, que atua no Inisa (Instituto Integrado de Saúde) da universidade. As suas realizaram uma avaliação dentro da sala de aula para identificar os problemas e formas de ajudar.

Professores montaram força-tarefa para ajudar alunos. (Foto: Monique Faria, Midiamax)

“No caso da Fernanda, nós identificamos a necessidade do uso de uma órtese para melhor posicionar tanto a mão, e o punho quanto o cotovelo”, comentou Bauab. Também presente na aula, Osmar entrou na história, ao ser agraciado com a informação de que uma prótese poderia ajudá-lo a realizar as tarefas.

O estudante conta não saber que poderia conseguir a prótese através do SUS (Sistema Único de Saúde). Entretanto, ele ainda possui receios em relação a usabilidade do equipamento. “Vou ver se vai ajudar ou não”, comentou.

Animada com a situação, Fernanda considerou a ação dos professores como o passo para a realização de um sonho. “Sempre achei possível e com o apoio da universidade, percebi que o caminho pode ser muito mais prazeroso do que imaginava”.