Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mães organizam protesto na Câmara de Chapadão do Sul após suspensão de ônibus escolar

Reivindicação será na próxima segunda-feira (27) às 19h. Pais e mães alegam dificuldades com transporte após suspensão de ônibus
Nathália Rabelo -
onibus escolar
(Foto: Reprodução/Jovem Sul News)

Pais e mães que possuem filhos matriculados nas escolas municipais de se organizam para fazer protesto, na próxima segunda-feira (27), contra a suspensão de ônibus escolares da cidade. Decisão foi explicada no início deste mês pela prefeitura, mas responsáveis alegam dificuldades para fazer o transporte.

“Sempre teve os ônibus aqui e foi construída uma que não está acabada num bairro. Daí eles alegaram que vão tirar o ônibus porque cada criança tem que estudar no seu bairro […] de repente eles cortaram e não falaram nada. Por que tiraram os ônibus das nossas crianças? O trânsito de Chapadão é um perigo e as crianças estão em risco. A gente quer uma explicação”, alega a Michelle Sales Sidrins.

Outra mãe também disse à equipe de reportagem que os responsáveis pediram um retorno à gestão municipal sobre o caso, mas que ainda não tiveram resposta.

“Em dia de chuva tem mãe que precisa sair correndo com filho porque a escola é longe. Eu ainda tenho condições de levar, mas e aquelas mães que não tem?”, questiona.

Ônibus ficaram restritos à área rural

O secretário de Educação, Guerino Perius, deu entrevista ao site Jovem Sul News no início de março em que esclareceu o funcionamento do transporte escolar e o motivo da suspensão da linha urbana para os alunos.

Conforme Perius, o transporte público de estudantes é permitido apenas para os que moram na zona rural. Com a criação da Manoel de Barros, na Esplanada, o município determinou a suspensão do transporte escolar na zona urbana.

“Mesmo que fosse autorizado o transporte escolar na zona urbana, somente na cidade de Chapadão do Sul seriam necessários em torno de 200 ônibus para atender a todos os 6.000 alunos matriculados. Mesmo que apenas uma terça parte necessitasse do transporte, seriam necessários mais de 60 ônibus”, disse durante entrevista.

O secretário também disse que o transporte escolar foi mantido em uma escola, a Semear, de período integral para crianças em situação de vulnerabilidade social.

O prefeito destacou ao Jovem Sul News que o município conta com 17 ônibus escolares para atender os alunos da zona rural e iniciará o sistema de circulares pela cidade.

O Jornal Midiamax tentou contato com a prefeitura e secretaria solicitando novas informações. Equipe também tentou contato com o prefeito da cidade, João Carlos Krug. Espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Protesto na Câmara

Pais, mães e responsáveis se concentrarão na Câmara Municipal de Chapadão do Sul na próxima segunda-feira (27) para reivindicar o caso aos vereadores do município. Manifestação ocorrerá às 19h, conforme organização.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Oruam vira réu por tentativa de homicídio contra policiais; entenda

Homem é preso por vender combustíveis irregularmente em Nova Andradina

Deputado Lindbergh protocola requerimento para cassar mandato de Carla Zambelli

Onde assistir: Derby Paulista é destaque em confrontos das oitavas da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 9 recebem parcela de julho nesta quarta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Bonito recebe circuito nacional de corrida no fim de semana

Circuito LIVE! RUN XP já passou por várias cidades do Brasil

Cotidiano

Com aumento de 3.500%, MS lidera crescimento de acidentes com escorpiões no país

Estudo elaborado pode pesquisadores da UFMS leva em consideração dados levantados entre 2007 e 2023

Transparência

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Empresa move ação na Justiça alegando que contrato operou com defasagem

Política

Último dia de missão contra tarifaço, senadores de MS têm reuniões e coletiva de imprensa

A medida que impõe 50% de taxa em cima de produtos brasileiros pode começar a valer a partir de sexta-feira