Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pacientes passam por avaliações na 1ª etapa do MS Saúde para atender cirurgias eletivas

A previsão é que 107 cirurgias de pterígio sejam realizadas entre 1º e 2 de julho em Fátima do Sul
Nathália Rabelo -
MS Mais Saúde
(Foto: Bruno Rezende/Divulgação/Gov MS)

A primeira etapa do Projeto “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas” – que visa atender a demanda reprimida levando consultas, exames e cirurgias à população dos 79 municípios – começa neste sábado (24) em Mato Grosso do Sul. Assim, pacientes passarão por avaliações médicas para o pré-operatório e Fátima do Sul será a primeira cidade a realizar procedimentos.

A previsão é que 107 cirurgias de pterígio – membrana formada de vasos sanguíneos e tecido fibroso que cresce nos olhos – sejam realizadas entre 1º e 2 de julho, no Hospital da SIAS (Sociedade Integrada de Assistência Social), em Fátima do Sul. Pacientes de outros municípios como de , Caarapó, Coronel Sapucaia e serão atendidos nesta etapa, conforme informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

A diretora-geral de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, ressalta que a Secretaria está empenhada em acelerar as cirurgias eletivas e exames diagnósticos o quanto antes no Estado.

“Esses pacientes passarão por atendimento ambulatorial por meio de uma avaliação médica para o pré-operatório neste sábado no Hospital da SIAS. Logo depois, poderão ser encaminhadas já na próxima semana para a realização de cirurgia”.

Benetasso ainda ressalta que as equipes técnicas da SES estão percorrendo todos os hospitais que fizeram a adesão ao projeto para a realização de visita técnica. “A próxima etapa é que façamos o mesmo procedimento já no município de Bataguassu”.

Para primeiro ano do Projeto MS Saúde, 37 estabelecimentos de Saúde de 32 municípios fizeram a adesão ao programa para a realização de cirurgias eletivas. Além disso, mais 33 estabelecimentos de saúde de 19 municípios fizeram a adesão para a realização de exames com a finalidade diagnóstica. Com recurso federal, há 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios que estão credenciados para a realização de cirurgia eletiva.

Expectativa

A Secretária Municipal de Saúde de Fátima do Sul, Ludelça Dorneles dos Santos, comemorou o fato do município ser escolhido para iniciar o projeto MS Saúde. “Fátima do Sul será o primeiro município do Estado a realizar as cirurgias. Estamos felizes porque isto nos dá um avanço e um andamento muito grande na nossa fila de pacientes”.

A diretora executiva do Hospital SIAS, Rosa Conceição da Costa Villas Boas destaca a importância da realização das cirurgias eletivas. “Para nós receber um projeto desta magnitude é uma honra. E ao saber que vamos poder contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas que por muitas vezes, aguardam há muito tempo na fila de espera”.

Sobre o Programa MS

O Programa MS Saúde prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios que vão garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades, entre elas: oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.

Também estão previstas a realização de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros.

O Governo do Estado disponibilizou R$ 45 milhões de recursos próprios e R$ 7,9 milhões de recursos federais para atender à população.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional