No mesmo dia em que uma criança de 5 anos foi picada por escorpião em , distante 97 km de Campo Grande, outras duas pessoas também foram feridas pelo animal peçonhento no município. O menino morreu nesta terça-feira (22), uma semana após a picada.

De acordo com o secretário de saúde de Ribas do Rio Pardo, Marcos André, na semana passada outras duas pessoas foram picadas por escorpião no município. Sendo outra criança e um .

“A outra criança também recebeu o soro antiescorpiônico e está bem, já o idoso não precisou do soro”, conta ele, que diz que a Vigilância Sanitária está no município para avaliar a incidência de escorpiões.

Apesar dos casos, ele descarta que haja uma infestação de escorpiões na cidade. “Escorpião faz parte da vida da cidade, mas nós zelamos pela limpeza, principalmente em restos de obras, onde eles costumam ficar”, conta.

Criança foi atendida no mesmo dia da picada

A criança de 5 anos, que morreu após ser picada por um escorpião enquanto calçava o sapato para ir à escola, recebeu atendimento no mesmo dia. Ela foi encaminhada ao municipal, onde recebeu uma dose de soro antiescorpiônico, no mesmo dia em que foi picada pelo escorpião.

Porém, o estado de saúde evoluiu mal e a criança foi transferida para o de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A criança permaneceu internada até esta terça-feira (22).

Mais de 3 mil ataques de escorpião em 2022

Levantamento do Civitox MS (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica de Mato Grosso do Sul) aponta 3.205 ataques de escorpiões em 2022, sendo 1.101 em Campo Grande.

responsável clínico do Civitox MS e professor adjunto de dermatologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Alexandre Moretti de Lima, explica que a primeira coisa a fazer após uma picada de escorpião é procurar imediatamente o atendimento de emergência para verificar a gravidade do acidente.

“É importante levar o escorpião porque no posto de saúde vai tirar foto e mandar para os biólogos do Civitox para analisar a espécie”, ele orienta. 

Geralmente, com o uso de pá ou vassouras, as pessoas empurram o escorpião para dentro de um frasco.

Alexandre afirma que a maioria dos casos é leve e os tratamentos geralmente são para dor. Contudo, há uma parte de casos moderados e graves que necessitam de soro antiescorpiônico.