Os próximos dias prometem ser de calor intenso em Mato Grosso do Sul devido a uma onda de calor de grande intensidade que se aproxima. Devido a isso, a rotinas nas escolas municipais de Campo Grande devem ter alterações na rotina para preservar os alunos.

De acordo com a prefeitura, as mudanças incluem desde a merenda até as aulas de educação física. Também é recomendado que as unidades mantenham portas e janelas abertas para uma melhor ventilação.

Para priorizar a hidratação constante o cardápio é alterado e priorizado a inclusão de sucos, frutas, saladas e alimentos refrescantes. Ainda conforme a Semed (Secretaria Municipal de Educação), professores de educação física optam pela redução das aulas práticas e atividades mais leves.

“A secretaria determina mais intervalos para os alunos beberem água, recomenda também que levem garrafinhas”, afirma a prefeita Adriane Lopes, ao explica que foi formado um comitê para que soluções eficientes sejam tomadas.

Horários diferenciados para servidores

A prefeitura de Campo Grande afirma que os servidores que trabalham expostos ao sol são orientados a evitar horários de picos e, em algumas secretarias, o expediente é alterado para minimizar os impactos do calor.

Em relação aos agentes comunitários de saúde e combate às endemias, a recomendação é evitar a exposição excessiva ao sol, além de utilizar os EPIS, como chapéu e protetor solar. As visitas também devem ser realizadas em horários onde a temperatura está mais amena, como início da manhã e fim de tarde.

Já as equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) que trabalham nas ruas têm horários diferenciados, entrando mais cedo e também encerram o expediente mais cedo. Elas contam com o suporte para a hidratação e atendimento aos trabalhadores que tenham problemas com a alta temperatura.