Onda de calor: escolas de Campo Grande terão cardápio leve e aulas práticas reduzidas

Os servidores que trabalham expostos ao sol são orientados a evitar horários de picos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Escolas esporte campo grande
(Prefeitura de Campo Grande)

Os próximos dias prometem ser de calor intenso em Mato Grosso do Sul devido a uma onda de calor de grande intensidade que se aproxima. Devido a isso, a rotinas nas escolas municipais de Campo Grande devem ter alterações na rotina para preservar os alunos.

De acordo com a prefeitura, as mudanças incluem desde a merenda até as aulas de educação física. Também é recomendado que as unidades mantenham portas e janelas abertas para uma melhor ventilação.

Para priorizar a hidratação constante o cardápio é alterado e priorizado a inclusão de sucos, frutas, saladas e alimentos refrescantes. Ainda conforme a Semed (Secretaria Municipal de Educação), professores de educação física optam pela redução das aulas práticas e atividades mais leves.

“A secretaria determina mais intervalos para os alunos beberem água, recomenda também que levem garrafinhas”, afirma a prefeita Adriane Lopes, ao explica que foi formado um comitê para que soluções eficientes sejam tomadas.

Horários diferenciados para servidores

A prefeitura de Campo Grande afirma que os servidores que trabalham expostos ao sol são orientados a evitar horários de picos e, em algumas secretarias, o expediente é alterado para minimizar os impactos do calor.

Em relação aos agentes comunitários de saúde e combate às endemias, a recomendação é evitar a exposição excessiva ao sol, além de utilizar os EPIS, como chapéu e protetor solar. As visitas também devem ser realizadas em horários onde a temperatura está mais amena, como início da manhã e fim de tarde.

Já as equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) que trabalham nas ruas têm horários diferenciados, entrando mais cedo e também encerram o expediente mais cedo. Elas contam com o suporte para a hidratação e atendimento aos trabalhadores que tenham problemas com a alta temperatura.

Conteúdos relacionados