A onda de calor segue firme em e nesta terça-feira (19), o município de registrou temperatura máxima de 38,6°C, um grau a mais do que na segunda-feira (18), quando a nebulosidade amenizou o calor no Estado.

De acordo com dados do Cemtec/MS, em Porto Murtinho, que registrou 38,9°C na segunda, sendo a maior temperatura do Estado. Nesta terça, teve máxima de 37,4°C, beneficiada pelo aumento na nebulosidade no município.

Em a máxima aumentou também, de 36,5°C para 37,9°C nesta terça-feira (19). Em , o aumento na temperatura máxima foi de três graus, passando de 31,7°C para 34,1°C nesta terça, segundo o Cemtec/MS.

Calor se intensifica na quinta-feira

Todas as cidades de Mato Grosso do Sul estão no alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para risco da onda de calor e baixa umidade do ar.

O aviso renovado pelo instituto tem validade até 18h de sexta-feira (22). O monitoramento indica persistência do calor até o fim de semana.

O panorama previsto pelos meteorologistas do instituto aponta uma possível piora da situação a partir de sexta-feira. As temperaturas máximas devem passar dos 40°C em áreas da região Centro-Oeste.

Cuidados com a saúde

Manter a hidratação é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A nutricionista Jackeline Stacy de Alcântara explica que nos períodos de altas temperaturas o corpo segue a natureza de tentar regular a temperatura, sendo assim, esse processo exige mais do metabolismo, que precisa eliminar mais água para o controle.

A alimentação influencia na maneira positiva ou negativa, a desregulação do hábito saudável acarreta episódios de má digestão, desidratação e sobrecarga renal.

“O ideal seria focar na hidratação, tomar bastante água e não vale o tereré, sucos de preferência da fruta, chás gelados, mas evitando os diuréticos, como o hibisco, chá-verde, cavalinha, etc., frutas com bastante teor de água também são ótimas, por exemplo, a melancia, melão, laranja e abacaxi. Aumentar o consumo de legumes e verduras é importante também porque são alimentos fontes de alguns minerais que perdemos com o excesso de transpiração, além de facilitar a digestão”.