Onda de calor continua em MS com máxima de 38°C e previsão de ‘recorde’ na quinta-feira
O panorama previsto pelos meteorologistas do instituto aponta uma possível piora da situação a partir de sexta-feira
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A onda de calor segue firme em Mato Grosso do Sul e nesta terça-feira (19), o município de Água Clara registrou temperatura máxima de 38,6°C, um grau a mais do que na segunda-feira (18), quando a nebulosidade amenizou o calor no Estado.
De acordo com dados do Cemtec/MS, em Porto Murtinho, que registrou 38,9°C na segunda, sendo a maior temperatura do Estado. Nesta terça, teve máxima de 37,4°C, beneficiada pelo aumento na nebulosidade no município.
Em Paranaíba a máxima aumentou também, de 36,5°C para 37,9°C nesta terça-feira (19). Em Campo Grande, o aumento na temperatura máxima foi de três graus, passando de 31,7°C para 34,1°C nesta terça, segundo o Cemtec/MS.
Calor se intensifica na quinta-feira
Todas as cidades de Mato Grosso do Sul estão no alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para risco da onda de calor e baixa umidade do ar.
O aviso renovado pelo instituto tem validade até 18h de sexta-feira (22). O monitoramento indica persistência do calor até o fim de semana.
O panorama previsto pelos meteorologistas do instituto aponta uma possível piora da situação a partir de sexta-feira. As temperaturas máximas devem passar dos 40°C em áreas da região Centro-Oeste.
Cuidados com a saúde
Manter a hidratação é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A nutricionista Jackeline Stacy de Alcântara explica que nos períodos de altas temperaturas o corpo segue a natureza de tentar regular a temperatura, sendo assim, esse processo exige mais do metabolismo, que precisa eliminar mais água para o controle.
A alimentação influencia na maneira positiva ou negativa, a desregulação do hábito saudável acarreta episódios de má digestão, desidratação e sobrecarga renal.
“O ideal seria focar na hidratação, tomar bastante água e não vale o tereré, sucos de preferência da fruta, chás gelados, mas evitando os diuréticos, como o hibisco, chá-verde, cavalinha, etc., frutas com bastante teor de água também são ótimas, por exemplo, a melancia, melão, laranja e abacaxi. Aumentar o consumo de legumes e verduras é importante também porque são alimentos fontes de alguns minerais que perdemos com o excesso de transpiração, além de facilitar a digestão”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.