Novo aviso coloca todo MS em alerta para tempestades e chuvas intensas
Inmet emitiu atenção para risco de alagamento e queda de árvores
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de tempestade e chuvas intensas, com nível laranja para riscos de prejuízos pelo mau tempo.
As chuvas variam de 20 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. A condição pode causar queda de granizo, estrago em plantações, alagamento e queda de árvores.
Estão em grau de severidade maior as cidades de: Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.
Nível dos rios em alerta
O excesso de chuva em duas semanas aumentou consideravelmente o nível de rios em Mato Grosso do Sul. O rio Miranda está próximo à cota de emergência. O volume de água na porção que passa pela região urbana está perto dos 7 metros, podendo causar transbordamentos.
Conforme o Aviso de Evento Crítico de número 24/2023 feito pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), existe “potencial para provocar significativos danos materiais e com riscos à integridade humana”.
Uma das situações que mais preocupa agora está relacionada à subida do rio Apa, que passa por vários municípios localizados na fronteira com o Paraguai. De acordo com o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, entra quarta (1º) e quinta-feira (2), foram registrados 140 mm de chuva em Bela Vista – onde o excesso de chuvas fez a aferição dos últimos 30 dias chegar aos 385 mm, e a dos últimos 60 marcar 678 mm acumulados.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
Viola finge para Mavi que perdeu a memória: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 15/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (15)
Jão revela a Madalena chantagem de Cacá: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 15/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (15)
Ricardo confessa ao padre que pecou contra a castidade: Resumo Tieta, capítulo do dia 15/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.