Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aplicativo com botão antipânico terá gravação em tempo real nas escolas de Campo Grande

Segundo a prefeitura, que desenvolve o recurso, aplicativo 'Escola + Segura' também será doado para escolas particulares e outros Estados
Nathália Rabelo -
Guardas civis metorpolitanos
(Foto: Denilson Secreta/Divulgação/Prefeitura)

Durante agenda na Maria Edwiges de Albuquerque Borges, no bairro Buriti, onde a prefeitura oficializou a entrega da reforma de ampliação e revitalização da unidade escolar na manhã desta segunda-feira (29), a prefeita Adriane Lopes também anunciou novo aplicativo para conter violência nas escolas. Um dos novos recursos do aplicativo ‘Educação + Segura’ é a gravação de áudio em tempo real que será enviada para a Guarda Civil Metropolitana.

Segundo Adriane Lopes, prefeita municipal, aplicativo já existia, mas passou por atualizações pontuais para ser doado a escolas particulares de e também a outros Estados do Brasil.

Adriane Lopes
(Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

“O aplicativo já funciona e agora nós aprimoramos para também fornecer esse aplicativo para as escolas particulares e para outras cidades, outros Estados, doando ele de forma que possa somar. Foi uma das primeiras medidas do município para aumentar a segurança nas escolas. Como deu certo no município, a gente está propondo de lançar ele agora de maneira pontual para doá-lo. Vamos apresentar o aplicativo para a Frente Nacional dos Prefeitos para os prefeitos do Brasil que quiserem”, informa.

Aplicativo para diretores e professores

Anderson Gonzaga, secretário da (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), deu mais detalhes sobre o funcionamento do aplicativo. Uma das principais novidades é que, além do botão antipânico, haverá também a gravação de áudio em tempo real. A partir do momento em que recurso for acionado, o aplicativo faz uma gravação momentânea de cinco segundos do que está acontecendo na unidade escolar. Essa gravação chega até os guardas civis, que poderão fazer o atendimento no local já com um conhecimento prévio da situação e reduzir o tempo da operação.

“Quem estiver recebendo, vai ouvir cinco segundos desse áudio para quando a viatura se deslocar do local já saber o que está acontecendo”, afirma Gonzaga.

Anderson Gonzaga, secretário da Sesdes
Anderson Gonzaga, secretário da Sesdes (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Ainda segundo o titular da Secretaria de Segurança e Defesa, foram feitos mais de 100 testes internos e aplicativo estará disponível para diretores e professores das escolas. Profissionais da educação e Guarda Civil Metropolitana passarão por capacitação para usarem o aplicativo.

A prefeitura prevê um tempo estimado de 2 a 3 minutos de resposta com o aplicativo, que deve ser disponibilizado a partir de terça-feira (30) para professores e diretores das escolas.

“O aplicativo não é algo único dentro de uma escola onde está apenas com uma pessoa, nós ampliamos para que os professores também tenham acesso. Então na sala de aula, se tiver alguma situação de pânico, o professor pode acionar direto do celular dele. Com isso temos uma escola equipada e interligada com a Guarda Municipal”, diz Lucas Bittencourt.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano