Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nova variante da Covid-19 causa conjuntivite e oftalmologista alerta para os sintomas

O tempo seco unido a temperaturas mais baixas favorece o aparecimento de doenças respiratórias e até a conjuntivite
Priscilla Peres -
anaurilândia coronavírus
(Foto: Ilustrativa/Freepik)

Conjuntivite, tosse e febre alta são os principais sintomas da variante Arcturus da Covid-19. Especialista afirma que é necessário ficar atento e procurar um médico caso haja sintomas, já que nessa época do ano o tempo seco favorece o aumento de casos de conjuntivite e tosse.

A médica oftalmologista, Cristiane Bernardes explica que os sintomas da conjuntivite por Covid-19 ou outros vírus e até mesmo conjuntivite alérgica são muito semelhantes. Coceira e vermelhidão nos olhos, sensação de areia e fotofobia são os principais sintomas relatados por pacientes com conjuntivite.

“Portanto apenas por essas características não se pode dizer qual o agente causal. É necessário fazer um exame oftalmológico completo, histórico clínico do paciente e em alguns casos somente testes laboratoriais para fazer o diagnóstico com precisão”, explica a médica.

O tempo seco unido a temperaturas mais baixas favorece o aparecimento de doenças respiratórias e até a conjuntivite. Por isso, a busca por exames que diagnostiquem ou descartem a chance de Covid-19 são importantes.

“As mudanças de temperaturas trazem mais vírus respiratórios, imunidade diminui. Em nossa região que o clima é bem seco e faz com que as mucosas nasal e ocular fiquem mais ressecadas e isso facilita a entrada dos agentes infecciosos”, destaca a oftalmologista, Cristiane Bernardes.

Vacinas atuais protegem, diz especialista

Para o epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), embora não se possa afirmar que a nova variante provoque “um desastre sanitário, tal como foi a Gama (P.1), na América do Sul”, a Arcturus coloca em xeque o plano de declarar o fim da pandemia.

“A XBB.1.16 é mais uma VOI. Longe de ser irrelevante, mostra como o SARS-COV-2 não deixa de mudar sua estrutura genética para versões que lhe permitem maior longevidade”, disse o especialista.

De acordo com Orellana, os sintomas provocados pela nova variante são, predominantemente:

  • Conjuntivite
  • Tosse seca
  • Episódios febris

Alguns desses sintomas foram vistos com menos frequência em cepas que predominaram no passado. Isso prova, segundo o especialista, que “o vírus não muda apenas em termos de estrutura genética, mas em relação à própria sintomatologia”.

Mesmo assim, o epidemiologista tem um discurso tranquilizador. Ele diz que as atuais vacinas distribuídas no Brasil são capazes de proteger a população da nova variante. “Não há grande razão para pensarmos que vacinas como a bivalente deixarão de ser altamente efetivas para casos graves e morte por covid-19. Por enquanto, todas as vacinas seguem funcionando bem”, diz.

Apesar de não ter nenhum estudo específico que ateste que a nova variante seja mais letal, a Arcturus, segundo ele, “mostra que o vírus seguirá infectando muitas pessoas e matando outras, especialmente não vacinados, incompletamente vacinados e grupos de maior risco, como idosos e imunossuprimidos, por exemplo”.

(Com Agência Estado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Namoro Online no Brasil: Como Encontrar um Parceiro de Forma Segura

Número de mortos no terremoto no Afeganistão sobe para 2.205, diz Talibã

Estacionamento vertical da Alems começa a ser liberado

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Dupla que matou homem com tiros de espingarda é presa em Dourados

Últimas Notícias

Política

Após cinco meses, denúncias na CPI do Consórcio Guaicurus chegam a 644

População ainda pode fazer denúncias sobre a qualidade do ônibus da Capital

Cotidiano

Proposta de candidato para legalizar carros roubados gera polêmica no Chile

Candidato à presidência da Bolívia, Rodrigo Paz, propôs a legalização de todos os veículos "chutos", que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas

Brasil

Mulher é presa por ocultar cadáver da filha de 7 anos no Rio de Janeiro

Corpo foi encontrado em decomposição

Cotidiano

Curso de Português para imigrantes está com vagas abertas em Campo Grande

As aulas serão ministradas na Escola Funsat durante o mês de setembro; ainda restam 10 vagas disponíveis