A Prefeitura de Campo Grande confirmou nesta quarta-feira (2) a operação do controle de tráfego em tempo real na Rua Rui Barbosa, no Centro de Campo Grande. O controle está em operação desde o fim de julho.

Na prática, a prioridade será para o fluxo de ônibus em horários de pico ou lento. A medida está incluída no planejamento do projeto “Cidade Inteligente”, que utiliza as chamadas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), pelo monitoramento do CCI (Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana).

As obras foram entregues para otimizar a circulação segura, melhores condições de tráfego e modernidade. O corredor da Rua Rui Barbosa conta com câmeras, wi-fi, estações de embarque e iluminação de Led.

O centro de controle monitora 210 pontos onde semáforos estão instalados, sendo 17 câmeras de 360 graus. Em trechos da região central passam diariamente, desde as 5h até a 0h, mais de 134 linhas e 590 ônibus.

Licitação

Segundo a prefeitura, está em andamento uma nova licitação para a contratação de empresa especializada para implantação de fibra óptica e tecnologia da informação na Rui Barbosa e na região central, ambas requalificadas pelo Reviva Campo Grande.

A ampliação no serviço prevê a instalação de mais de 27 km de fibra óptica no quadrilátero central, cerca de 100 quadras, e Rua Rui Barbosa, além de 75 câmeras de videomonitoramento na área central e 43 na Rui Barbosa. Também serão instaladas 10 câmeras nas estações de embarque e desembarque, duas em cada estação.