Mesmo com calor de 30°C registrado em Campo Grande nesta segunda-feira (6), pessoas encaminhadas à sala de internação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida tiveram de esperar em ambiente sem ar-condicionado ou ventilador. Entre os pacientes, idoso de 87 anos que aguardava transferência para um hospital.

“Estou com meu pai que tem 87 anos esperando vaga para internar. Não tem um ventilador, ar então nem se fala. Os pacientes passam mal de calor”, comentou a filha do idoso, que oacompanhava na unidade. 

Em vídeo feito pela moradora é possível notar que existe um ar-condicionado no quarto, no entanto, segundo ela, o aparelho não funcionava. 

“Os técnicos são maravilhosos e atenciosos, assistente social, enfermeiros,  todos excelentes. É desumano até com eles usando esses jalecos super quentes. Alguém tem que tomar uma providência”, acrescenta. 

O Jornal Midiamax questionou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) sobre a situação e aguarda retorno.

Outro caso

No último dia 1°, o Midiamax noticiou a mesma situação, desta vez, na UPA Universitário. Na ocasião, a ala de pediatria da unidade estava sem nenhuma ventilação e adultos e crianças precisaram passar por longa espera no calor. “Aqui não tem ventilação. Não tem nada e fica esse calor para as crianças”, reclamou Fabiane dos Santos, de 22 anos, que estava com a filha de 2 anos.

No dia em questão, a Sesau disse que o ventilador estava com problema e que a manutenção já havia sido solicitada.