Mais um 25 de dezembro se aproxima. O 10º em que voluntários de centros espíritas de Campo Grande se unem para realizar o Natal de Rua, com distribuição de almoço para pessoas em situação de rua. A previsão é distribuir 300 refeições e outros itens.

Para o coordenador do Natal de Rua 2023, Luciano Sanches, chegar aos 10 anos consecutivos de realização do projeto demonstra a necessidade de ações de inclusão daqueles que, muitas vezes, são invisibilizados.

“O Natal é momento de amor, de alegria, de união com quem amamos, mas, pelo exemplo de Jesus, precisamos também olhar para aquele próximo que não tem condições. Dar de comer a quem tem fome, sem qualquer distinção, foi a forma que escolhemos para viver um pouquinho do nosso Natal”, declarou.

Alimento e acolhimento

Além da distribuição de aproximadamente 300 refeições, estão previstos outros atendimentos, como distribuição de roupas, calçados, livros, brinquedos e kits de higiene. As atividades serão realizadas em cinco pontos da cidade, entre eles o Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante (Cetremi), a Casa de Apoio aos moradores de rua “São Francisco de Assis” e as imediações da antiga rodoviária.

Para acontecer, o Natal de Rua mobiliza cerca de 100 voluntários que, há pelo menos 1 mês, trabalham na arrecadação dos itens necessários e na organização do evento, além da preparação dos alimentos e kits no dia 24 e o trabalho no dia 25.

Organizado pela equipe da Caravana Fraterna, que faz parte da Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza – Concafras-PSE em Mato Grosso do Sul, o projeto faz parte da programação de assistência social da Concafras. Durante todo o ano, o grupo de voluntários promove campanhas educativas e ações sociais em diferentes pontos da periferia da Capital e encerra a programação com o Natal solidário.

A programação do Natal de Rua tem início às 6h – com a preparação do almoço e montagem de marmitex – e encerra por volta de 12h.