Pular para o conteúdo
Cotidiano

Não vacinados ou com atraso: MS tem aumento no número de adultos internados por Covid-19

Número de crianças internadas também preocupa autoridades em meio a surto de doenças respiratórias
Fábio Oruê -
internações covid-19 santa casa
Santa Casa enfrenta superlotação (Foto: Ilustrativa/ Divulgação/Santa Casa)

Adultos não vacinados ou que estão com a vacina contra a covid-19 atrasada estão preocupando autoridades em saúde por conta do crescimento de internações. Esse grupo tem risco de desenvolver quadros mais graves.

De acordo com boletim InfoGripe, divulgado nesta terça-feira (4), até o momento, esta tendência pode ser observada em MS e outros 9 estados brasileiros. A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 27 de março e é referente à Semana Epidemiológica (SE) 12, período de 19 a 25 de março.

O estudo destaca que, na Bahia (BA), no Ceará (CE), no (DF), no Mato Grosso do Sul (MS), no Pará (PA), no Paraná (PR), no (RJ), no Rio Grande do Sul (RS), em (SC) e em São Paulo (SP), observa-se sinal de crescimento de Covid-19 em todas as faixas etárias.

Já no Amapá (AP), no Espírito Santo (ES), no Maranhão (MA), em Sergipe (SE) e no Tocantins (TO), até o momento analisado, o aumento é de VSR e está concentrado fundamentalmente nas crianças.

População infantil

Diante do atual quadro da população infantil, o pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, recomenda que, se a criança estiver com sinal de infecção respiratória, o ideal é não enviá-la para a escola ou creche.

“Assim, podemos tentar frear a disseminação de vírus respiratórios em crianças”. Gomes sublinha ainda que, até hoje, o país registra um percentual muito grande de crianças que não foram vacinadas contra a Covid-19.

“Por isso, é importante que os responsáveis lembrem que, por mais que a Covid-19 afete com maior intensidade a população adulta, os pequenos não vacinados também correm um risco importante. Então, a melhor forma de proteger é tomar vacina e usar boas máscaras, especialmente, quem está com sinal de infecção respiratória ou quem vive com alguém que faz parte do grupo de risco”, reforça.

A análise aponta indícios de crescimento de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) e de curto prazo (últimas 3 semanas). Dezenove estados apresentam aumento na tendência de longo prazo, entre eles está Mato Grosso do Sul.

Em Rondônia e Roraima, o indício de SRAG ainda é compatível com oscilação em período de baixa atividade.

Crescimento de SRAG em Campo Grande

Entre as capitais, 17 têm sinal de crescimento de SRAG: Aracaju (SE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Natal (RN), Palmas (TO), (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com o resultado positivo para vírus respiratórios foi de 3,3% para influenza A; 3,7% para influenza B; 36,2% para VSR; e 46,2% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 4,6% para influenza A; 3,6% para influenza B; 6,1% para VSR; e 82,7% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dupla Fla-Flu se classifica sem sustos em noite de goleadas na Copa do Brasil; Fortaleza cai

Fluminense goleia para avançar para oitavas da Copa do Brasil

Caminhoneiro morre ao colidir contra  estrutura de ponte inacabada nas margens da BR-163

Corinthians depende de Yuri Alberto de novo, vence Novorizontino e avança na Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Condenada, mulher é presa em Amambai por estupro de vulnerável

Últimas Notícias

Esportes

Tênis de mesa: Calderano vence de virada e vai às oitavas do Mundial

O próximo adversário será o nigeriano Quadri Aruna (31º)

Cotidiano

Campo Grande sediará Congresso Autismo Sem Fronteira no próximo sábado

A programação terá a presença de especialistas das áreas da saúde

Esportes

20 clubes que apoiaram presidente da FPF contra Xaud anunciam ausência na eleição da CBF

A nota divulgada leva o lema da campanha que marca o posicionamento dos clubes

Cotidiano

Desembargador aposentado do TJMS, Hamilton Carli, morre aos 82 anos

Desembargador estava internado para tratamento no Hospital Unimed