Mais de 3 milhões de candidatos participam do primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em todo o Brasil, neste domingo (5). Em Mato Grosso do Sul, devido ao fuso horário, os portões abrem 1 hora mais cedo que na maioria dos estados. Por isso, a recomendação é se programar para não perder a prova e viralizar nas redes sociais como mais um ‘atrasado do Enem’.

Pelo horário de Brasília, a abertura dos portões está programada para o 12h, com fechamento previsto para 13h, mas MS e outros cinco estados seguem fusos horários diferentes e os candidatos devem ficar atentos.

Confira os horários do Enem em Mato Grosso do Sul:

  • Abertura dos portões: 11h
  • Fechamento dos portões: 12h
  • Início das provas: 12h30
  • Término das provas no primeiro dia: 18h
  • Término das provas no segundo dia de Enem: 17h30

Esses horários valem também para os estados do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima, visto que todos têm 1 hora a menos que o horário de Brasília (DF).

Enem 2023

Porta de entrada para o Ensino Superior, desde 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e democratiza o acesso aos cursos de graduação em universidades públicas e particulares do país. Em Mato Grosso do Sul, 47.470 pessoas se inscreveram no exame.

No primeiro dia de provas, os estudantes irão responder 90 questões das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. Já no segundo dia, 12 de novembro, a prova contempla as áreas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias.

Neste ano, as provas serão realizadas em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A previsão é que os resultados individuais sejam divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.