Com objetivo de ampliar a conscientização ambiental, a (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), promove a partir de segunda-feira (23), a ‘Semana Lixo Zero' com a coleta de resíduos na Cidade Universitária. A comunidade pode entregar materiais recicláveis, lixo eletrônico, pilhas, baterias, lâmpadas e medicamentos vencidos para descarte, no Mercado Escola.

Coordenadora da ação e professora da Faculdade de Engenharias, e Urbanismo e Geografia, Karina Righi, explica que o projeto é realizado em todos os câmpus da UFMS e tem tido o engajamento da comunidade.

“A grande intenção da Semana é conscientizar a importância do descarte correto dos resíduos, para que isto possa se tornar um costume na vida diária. Que haja uma mudança de hábito”, destaca.

Conforme a UFMS, o descarte correto deve ser feito quando os resíduos recicláveis estiverem limpos e secos. A medida evita o mau cheiro, derramamento de líquidos, contaminação de materiais e focos com presença de insetos podem ser evitados. O processo torna o resíduo viável para o retorno à cadeia da reciclagem.

A Semana do Lixo Zero é realizada em parceria com entidades específicas para assegurar a destinação ambientalmente correta dos resíduos arrecadados. O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, por exemplo, receberá os medicamentos vencidos.

“É uma ação onde nós, a população, as pessoas, podemos contribuir na manutenção, na prevenção da nossa saúde e também na prevenção da contaminação do meio ambiente, do solo, da água”, destaca o presidente do Conselho, Flávio Shinzato.

A segue até 27 de outubro e inclui oficinas, palestras e rodas de conversa em todos os câmpus.