Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mutação de variante da Covid-19 preocupa: confira o que se sabe sobre Eris

Subvariante da Ômicron é veloz na capacidade de mutação, mas ainda não foi registrada no Brasil
Aliny Mary Dias -
itens cidades máscara enem
MS registra novas mortes por SRAG (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Uma mutação altamente infecciosa da variante Eris do vírus Covid-19 está preocupando especialistas ao redor do mundo. No , autoridades em saúde voltaram a recomendar o uso de máscaras para evitar um novo surto da doença.

A variante Eris é uma subvariante da Ômicron, uma cepa mais veloz na transmissão do vírus. Eris é considerada uma cepa altamente infecciosa e de rápida capacidade de mutação.

Um artigo publicado na revista National Geographic nesta semana trouxe detalhes sobre a nova variante. Eris foi detectada pela primeira vez em 17 de fevereiro de 2023 na Indonésia e batizada de variante EG.5.

No último dia 9 de agosto a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um comunicado a respeito da variante. “Estamos designando a EG.5 e seus derivados como uma variante preocupante”, disse o comunicado. 

Até a semana passada, a nova variante foi responsável por casos em 51 países, mas ainda não há casos confirmados no Brasil. A lidera a quantidade de casos até agora, são 2.247 até o dia 7 de agosto, último dado disponibilizado pela OMS.

A OMS também afirma que Eris tem se espalhado rapidamente no mundo. Durante a semana epidemiológica 29 (17-23 de julho de 2023), a prevalência global da EG.5 foi de 17%. 

O comunicado também detalha que mesmo com o aumento de casos, não houve mudanças no quadro de gravidade da doença, ou seja, até o momento não há registros de que a mutação da cepa cause quadros infecciosos mais graves.

Eris faz Reino Unido recomendar volta das máscaras

Cientistas no Reino Unido recomendaram a volta do uso de máscaras para a prevenção da covid-19. Os especialistas estão preocupados com o alto poder de transmissão das novas variantes do vírus, principalmente a Éris, uma subvariante da Ômicron.

Mesmo com de profissionais da saúde, o uso de máscaras em hospitais deixou de ser obrigatório em maio, e não tem previsão de voltar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Tempo seco predomina em MS e máxima chega a 33°C nesta terça-feira

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

1931 – Termina questão do barão de Antonina, 56 anos depois de sua morte

Últimas Notícias

Famosos

Gominho quebra o silêncio após morte de Preta Gil: ‘Minha amiga descansou’

Gominho falou pela primeira vez a respeito da morte de Preta Gil; influenciador abandonou emprego para ajudar cantora na luta contra o câncer

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Em julho, o programa social Bolsa Família contemplará 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões

Cotidiano

De motorista a vendedor, confira as vagas disponíveis na Funsat nesta terça-feira

Cerca de 182 empresas de Campo Grande estão com seleção aberta

Trânsito

Morte de baterista em acidente comove músicos em Mato Grosso do Sul

Causas do acidente são apuradas