Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mulheres e crianças deformadas por violência doméstica vão passar por cirurgia reparadora gratuita

Num primeiro momento, cirurgias serão em forma de mutirão para atender várias mulheres
Fábio Oruê, Gabriel Neves -
violência
Violência doméstica - Ilustrativa (Foto: Adobe Stock)

Mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar em Mato Grosso do Sul, que acabem com sequela resultado do crime ou ato infracional, vão poder passar por cirurgias plásticas reparadoras gratuitas.

Convênio assinado entre o TJMS (Tribunal de Justiça de MS) e a Fundação IDEAH/SBCP (Fundação Instituto para Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) vai permitir a realização das cirurgias.

Apenas os Tribunais de Justiça do e tem o mesmo tipo de convênio com a Fundação. Segundo o presidente do TJMS, Sérgio Fernandes Martins, ficará a cargo dos juízes e juízas indicarem as vítimas para as cirurgias, de acordo com os processos.

“É uma forma de atender, através de cirurgias plásticas, aquelas mulheres desfiguradas por uma agressão injusta de seus parceiros”, disse Martins. Após a indicação, a vítima passará por exames laboratoriais para detectar a necessidade da cirurgia.

“Quem vai examinar é o magistrado que esta a frente da vara, mas lógico que os boletins de ocorrências geram u m processo-crime, onde vai constatar que é caso de atendimento”, explicou o desembargador.

Com a assinatura do convênio nesta quinta, o TJMS vai começar a fazer um levantamento de quantas pessoas deverão passar pelos novos atendimentos.

tjms
Assinatura do convênio (Foto: Kísie Ainoã/ Jornal Midiamax)

Mutirão

De acordo com o presidente da Fundação IDEAH, Luciano Chaves, em um primeiro momento, as cirurgias serão no formato de mutirão, como aconteceu em Goiás, onde 12 mulheres passaram pelo procedimento, quase ao mesmo tempo.

Segundo ele, não há prazo, após a indicação, para que as vítimas passem por cirurgia, já que cada caso dependerá da sua urgência. “A missão das varas de violência é captanear essas vítimas e com o apio dos cirurgiões sul-mato-grossenses vão atender essas mulheres”, explicou.

O custeio dos procedimentos será pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou pelo voluntariado dos cirurgiões plásticos. Após a realização do mutirão, em um segundo momento do projeto, a intenção é instalar um ambulatório para mulheres vítimas de violência doméstica do Estado.

Convênio

Agora, o convênio prevê que dentro de 30 dias, as varas de violência indiquem as mulheres que precisem de procedimentos. Depois, também no prazo de 30 dias, elas passam pelos exames laboratoriais necessários para as cirurgias.

Com exames feitos, em outros 30 dias, o procedimento precisa estar marcado. A princípio, apesar de atender vítimas de todo o Estado, as cirurgias serão realizadas em – hospitais da rede pública e Santa Casa.

Gestão do TJMS

Além da assinatura do convênio, o evento também apresentou a “Etapa I – Planejamento para uma Gestão de Integração e Ações já realizadas” pela gestão do Tribunal no biênio 2023/2024.

A apresentação foi conduzida pelo Des. Sérgio Fernandes Martins na Presidência, pelo Des. Dorival Renato Pavan na Vice-Presidência, e pelo Des. Fernando Mauro Moreira Marinho na Corregedoria-Geral de Justiça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

Histórico! PSG goleia a Inter e conquista sua primeira Champions League

Vídeo viral mostra carros ‘rampando’ quebra-molas em Campo Grande

Volta por cima e título inédito: PSG é o novo dono do futebol europeu

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

2ª Caminhada Todos por Elas reúne dezenas de mulheres no Parque das Nações Indígenas

Últimas Notícias

Polícia

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Polícia chegou ao local e encontrou idoso com o corpo todo coberto de sangue

Esportes

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

O São Paulo voltou a decepcionar no Campeonato Brasileiro, ao perder por 2 a 1 para o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 11ª rodada. A derrota marcou o primeiro triunfo de Rogério Ceni sobre o clube que o consagrou, agora como técnico do time baiano. Com dois gols de Willian José, ex-atacante … Continued

Cotidiano

Portão cai sobre cabeça, Santa Casa dá alta e menina de 5 anos morre em Campo Grande

Família denuncia equipe médica da Santa Casa por descaso e omissão de socorro

Sem Categoria

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Ronald Fenty, pai da cantora Rihanna, faleceu aos 70 anos em Los Angeles após enfrentar uma doença, conforme noticiado pelo portal TMZ, neste sábado (31). A morte ocorreu no Centro Médico Cedars-Sinai, onde ele estava internado. Rihanna e seu irmão, Rajad Fenty, teriam sido vistos no hospital na quarta-feira (29), dia da morte. Apesar de … Continued