Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mulheres com medidas protetivas vão poder monitorar agressores pelo celular em MS

Medida faz parte de pacotes de ações do Governo de MS para o Agosto Lilás
Fábio Oruê, Lethycia Anjos -
medida protetiva
Tornozeleira eletrônica (Kísie Ainoã, Jornal Midiamax)

Mulheres vítimas de violência e que possuem medidas protetivas contra seus agressões vão poder monitorá-los pelo celular, em Mato Grosso do Sul, em caso de aproximação. Medida faz parte de ações do para o Agosto Lilás, assinadas nesta segunda-feira (7).

“O que nos fizemos aqui foi assinar alguns termos de ações concretas que ao longo dos anos serão concretas. Agosto evidência a problemática mas precisamos construir políticas públicas contínuas”, disse o governador Eduardo Riedel (PSDB), durante o ato.

O monitoramento faz parte das ações transversais que serão implantadas no Estado, nas áreas de cidadania, segurança pública e educação. MS vai receber 600 kits de tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressões de mulheres que possuem medidas protetivas.

“Hoje com a tornozeleria eletrônica a segurança é maior. 81% das vítimas de feminicídio não tinham medida protetiva e com o a tornozeleira conectada ao celular vai reduzir muito os índices de violência”, complementou a Deputada Estadual Mara Caseiro (PSDB).

medidas protetivas
Governador Eduardo Riedel (Lethycia Anjos, Jornal Midiamax)

Ciclo da violência

Para a coordenadora do CEAM (Centro de Atendimento da Mulher), Sidneia Thobias, 80% das mulheres que sofrem violência doméstica foram vítimas ou presenciaram a violência na infância, gerando um ciclo de violência.

“No CEAM fazemos acolhimento psicossocial. As mulheres que chegam lá geralmente chegam destruídas. Lá ela passa por psicólogo e é feito uma escuta especializada. Essa é uma política pública inédita no . Lá ela sai curada. Isso não existe em outro estado; esse trabalho contínuo que dura anos. Aqui nós trabalhamos para o fim da violência doméstica”, explicou Sidneia.

Segundo a coordenadora, foram 319 novos atendimento e 3.028 atendimentos especializados de janeiro a junho no centro.

Educação

No âmbito da Educação, o governo vai intensificar o programa ‘Maria da Penha vai à Escola’, que leva o tema violência contra mulher ao 190 mil alunos da rede estadual de ensino durante todo o ano letivo.

Além disso, um convênio entre a SAD (Secretaria de Administração) e a Faculdade Instead vai oferecer subsídio a 30 servidores estaduais em curso de pós-graduação em Direitos Humanos das Mulheres e Políticas Públicas. As servidoras vão formar grupos de trabalho voltados às políticas públicas para a mulher.

Termos de cooperação

O evento desta terça-feira também contou com a assinatura de quatro termos de cooperação, firmados pelo Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher) e a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Os termos foram assinados com a Defensoria Pública, TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), (Tribunal de Justiça de MS) e (Fundação do Trabalho).

Defensoria Pública: o termo vai capacitar 55 gestoras de Políticas para Mulheres nos municípios para ampliar a rede de atendimento à mulher.

TRE-MS: destinar a mulheres em situação de violência 5% das vagas nas empresas terceirizadas que prestam serviço aos órgãos do Poder Judiciário.

TJMS: fortalecer ações de combate à violência contra as mulheres, com prioridade em ações para mulheres indígenas, negras e com deficiência. Dentro desse projeto, a Lei Maria da Penha será traduzida para as principais línguas indígenas do Estado, com impacto de inserção de 70 mil indígenas.

Funtrab: cadastrar e encaminhar ao mercado de trabalho mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bruno Henrique começa no banco e vê Flamengo golear o Juventude por 6 a 0

Neymar se machuca novamente em vitória do Santos contra Atlético-MG e desencanto no Brasileirão

Policial militar de folga socorre criança que ficou inconsciente quando brincava em praça

Red Bull Bragantino marca no início, supera o Sport e sobe no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

patrola

TJMS ordena que Patrola indenize família de motociclista que morreu em acidente com caminhão da ALS

Palmeiras mostra força, derruba invencibilidade do Internacional de 17 jogos

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo recebe próximo jogo da seleção pelas Eliminatórias

O Brasil medirá forças com o Paraguai no dia 10 de junho

Polícia

Mulher é presa com skunk que seria levada a Campo Grande

Droga apreendida, avaliada em aproximadamente R$ 92 mil

Esportes

Vitória desencanta no Brasileirão com triunfo diante do Fortaleza e deixa zona de queda

De quebra, além de ter desencantado no Brasileirão

Polícia

Suspeito de matar cunhado por dívida em MS é preso

O autor foi preso na noite do último sábado (12)