Pular para o conteúdo
Cotidiano

É fake ou não? Servidores rebatem ministério e dizem estar negativados após lei mudar

Servidores estão impedidos de realizar novos empréstimos consignados nos bancos e cobram uma posição do governo federal
Priscilla Peres -
Print de servidor negativado (Foto: Fala Povo)

Diversos servidores federais afirmam estar negativados em bancos e sem margem para novos empréstimos, após mudança na Lei 14.509 de 2022. Eles aguardam um posicionamento do Governo Federal, que nas redes sociais, fez post para dizer que os servidores não seriam prejudicados com a mudança.

Nesta quinta-feira (22) o Jornal Midiamax publicou reportagem sobre post do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que classificou como Fake News os rumores de que aposentados e pensionistas federais ficariam negativados com a mudança nas regras de empréstimos. 

Porém, pouco depois, dezenas de servidores federais entraram em contato com a reportagem para dizer que foram prejudicados com a mudança. “O ministério teve a proeza de deixar nossas margens consignadas junto aos bancos negativas e 30 dias ainda não regulamentaram o cartão Benefício”, comentou um servidor.

Outro servidor destacou que espera uma resposta do governo para o problema. “Somos servidores federais e estamos pedindo socorro pois há 45 dias o governo sequestrou a margem que contávamos para continuar sobrevivendo após anos sem reajuste e não se dignam a dar uma única resposta sobre isso”, afirma.

Outros servidores enviaram prints que provam que estão negativados. “Segue print da minha margem negativa em R$ 68,53 desde a derrubada do veto, me impossibilitando negociar contratos ativos com juros mais baixos”.

Lei mudou margem de consignado

A lei aprovada no ano passado aumentou o limite da margem consignável para operações de crédito com desconto automático em contracheque de servidores públicos federais, dos anteriores 35% para 45%, dos quais, 5% foram reservados exclusivamente para a pagar despesas ou realização de saque por meio de cartão de crédito.

Porém, em abril desse ano, o Congresso Nacional derrubou o veto parcial do ex-presidente Jair Bolsonaro à lei que aumentou para 45% dos vencimentos a margem do crédito consignado para servidores públicos federais, para desconto automático no contracheque.

Com o veto, a margem ficou ampliada (45%), mas sem a limitação da reserva para os cartões de benefícios. Esse tipo de cartão é uma modalidade de cartão de crédito consignado, com desconto direto na folha de pagamento e outros benefícios vinculados obrigatoriamente, como descontos em farmácias conveniadas, auxílio funeral e seguro de vida

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Volodymyr Zelensky

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

rota da celulose

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Últimas Notícias

Transparência

Após questionamentos, Camapuã suspende cobrança da taxa de coleta de lixo

Decreto suspendendo cobrança da taxa de coleta de lixo, que começou neste ano, aponta o lançamento de valores acima do esperado. Medida tem caráter temporário

Polícia

Criminosos tentam enviar maconha ‘shatter’ e pistola airsoft pelos Correios em MS

Os entorpecentes foram apreendidos pela GCM em uma frigideira, garrafas térmicas e uma caixa de bombons

Transparência

Proprietários vão indenizar projeto após construir decks e quiosques em APP de Bodoquena

Proprietários de uma chácara em Bodoquena terá que pagar indenização e cumprir termos de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) após construir decks, quiosques e passarelas em APP (Área de Preservação Permanente) de Bodoquena. Eles firmaram TAC com a 2ª Promotoria de Justiça de Miranda para reparar os danos ambientais pelas construções irregulares às margens … Continued

Cotidiano

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Latam anunciou novo voo para Bonito vindo do principal aeroporto do País, em Gaurulhos. Dourados também terá voo direto