contratou mais de 5.688 trabalhadores com carteira assinada no mês de fevereiro de 2023, principalmente entre os setores de serviços, agropecuária e construção. No acumulado dos últimos 12 meses, 39.857 empregos formais foram criados no Estado, com destaque no município de Ribas do Rio Pardo.

Os dados constam na Carta de Conjuntura do Mercado de Trabalho elaborada pela Coordenadoria de Estatística e Economia da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base no levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e .

Os líderes de geração de postos são Serviços (1.839 a mais), Agropecuária (1.653 a mais) e Construção (1.567 a mais). Os setores de Comércio e de Serviços vêm apresentando, no acumulado dos últimos 12 meses, um saldo de 7.935 e 13.631 vagas de trabalho, respectivamente.

Titular da Semadesc, Jaime Verruck acredita que, a partir do segundo semestre deste ano, quando o Programa Minha Casa, Minha vida for retomado, o setor da Construção Civil deve ter um novo impulso, principalmente nos pequenos municípios.

A Agropecuária também teve um aumento significativo em fevereiro devido ao início da colheita da soja, quando normalmente se contratam muitos trabalhadores.

“Agora inicia-se outras atividades do setor, como a colheita da cana. Estivemos em participando de um ato que marca a safra 2023 do setor sucroenergético, que vem com uma perspectiva muito positiva de incremento da safra e, consequentemente, dos empregos”, destaca, citando ainda o setor agroflorestal como importante gerador de empregos.

“Todas as empresas desse setor estão investindo no plantio de eucalipto. Isso demanda muita mão de obra e percebemos claramente isso nos municípios de Inocência, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas. Toda essa região florestal tem aumentado o nível de emprego na agropecuária”, destaca.

Já a Indústria de Transformação ocupou 306 vagas em fevereiro. Levantamento ainda aponta que o município que mais gerou empregos formais foi Ribas do Rio Pardo, com 2.717 vagas.  

Ainda conforme o Governo do Estado, Mato Grosso do Sul tem um dos menores índices de desocupação, com base na (Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Apenas 3,3% da população economicamente ativa está desocupada. É o que chamamos de pleno emprego em economia. Temos muitas vagas de trabalho para serem preenchidas, estimamos que pelo menos 20 mil vagas, falta a oferta da mão de obra. Com isso poderíamos ter gerado muito mais emprego em fevereiro”, ressalta o secretário.

Acesse a Carta Conjunta do Mercado de Trabalho na íntegra.