Em comemoração aos 10 anos do movimento Maio Amarelo, que neste ano tem o tema ‘Escolha a Vida', o -MS (Departamento Estadual de Trânsito) fará diversas ações educativas, de e mobilização da sociedade sobre o comportamento seguro no trânsito. 

No sábado (13), será realizado o “Dia D” em Campo Grande, entre as ruas 13 de Maio e 14 de Julho e na Praça Ary Coelho. A ação acontecerá das 8h às 18h e estão previstas atividades educativas para crianças, teatro de fantoches e a participação de bombeiros mirins e parceiros do órgão de trânsito.

Os adultos poderão ter a experiência com os óculos de simulação de embriaguez, que dão ao usuário a sensação da direção sob efeito de álcool, como distorção do campo visual, redução da visão ampla e periférica, alteração da percepção da profundidade, distância e lateralidade. 

Também no dia “D”, no Shopping Bosque dos Ipês, a Polícia Rodoviária Federal irá expor carros e viaturas da corporação. Haverá ainda a presença de cães farejadores, exibição de filmes e várias outras ações educativas.

“O movimento Maio Amarelo serve para nos chamar atenção, mas a escolha por um comportamento seguro deve ser durante o ano todo. Escolher a vida, escolher a segurança viária é uma ação do Detran, do Governo do Estado e de toda a sociedade”, afirma o diretor-presidente do Detran Rudel Trindade Junior.

Segundo dados do , em 2022, foram registrados 6.441 acidentes no Estado, que envolveram 11.806 veículos. Neste período, houve 8.409 feridos e 27 mortes.