Pular para o conteúdo
Cotidiano

Lixo e quebradeira após 1º Carnaval na Esplanada Ferroviária é reclamação de morador em Campo Grande

A festa de sexta-feira (17) marcou o 1º dia de Carnaval deste fim de semana em Campo Grande
Nathália Rabelo -
Lixo descartado
Barracas descartaram lixo em residência de morador (Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

A montagem das estruturas do Carnaval na Esplanada Ferroviária começou logo na manhã da última sexta-feira (17), em Campo Grande. Já a concentração iniciou pela tarde com a presença de vários foliões que enfrentaram o tempo chuvoso para dar início às comemorações. Dessa forma, o cenário encontrado na parte histórica da capital na manhã deste sábado (18) retrata a farra da noite anterior. Por lá, morador reclama da quebradeira e do lixo deixado nas residências da região.

Vale ressaltar que todas as festas da Esplanada Ferroviária acabam às 23h. Logo em seguida, equipe da Solurb passa pelo local para realizar a limpeza. Mesmo com as ruas já higienizadas, João Ronaldo , que mora numa residência bem de frente para a Esplanada desde 1987, afirma que os foliões fizeram muita bagunça. Além disso, ressalta o quanto os moradores desejariam que festa fosse em outro local.

João Ronaldo Miranda
João Ronaldo Miranda (Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

“Teve muita bagunça porque o local não é compatível com a quantidade de pessoas. A gente [moradores] não é contra o Carnaval, mas a gente quer que as autoridades arrumem um lugar decente. Aqui é o Centro de Campo Grande, se é patrimônio histórico, é um patrimônio histórico, não uma passarela de carnaval”, diz.

Descarte irregular de lixo

João ressalta que, de ontem para hoje, teve gente que depredou balaústre da sua casa e que é o tipo de situação que o próprio Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) exige que seja preservado. Além disso, passou a noite cuidando para que foliões não invadissem nem estragassem mais a sua casa.

Durante a madrugada, pessoas quebraram a cerca de madeira da sua casa também. Além disso, uma barraca montada na rua jogou o lixo no terreno de sua residência. Agora, quem vai lidar com a sujeira é ele.

Cerca depredada durante Carnaval
Cerca depredada durante Carnaval (Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Venda de bebidas para renda extra

Apesar das reclamações, João aproveitou o Carnaval para fazer a venda de cerveja e refrigerante para conseguir uma renda extra. Porém, ele afirma que as vendas não foram tão boas na noite de sexta-feira.

Rita Cescu, também moradora da região há 20 anos, também aproveitou a oportunidade. Ao Jornal Midiamax, explica que alugou a parte da frente da sua casa para que familiares comercializassem bebidas. Segundo ela, a movimentação não foi tão intensa na última noite. Ela acredita que a chuva tenha espantado os foliões, mas tem expectativa que Esplanada lote neste sábado.

Programação de Carnaval

As festividades do Carnaval 2023 continuam a todo o vapor neste . Para este sábado (18), foliões podem aproveitar os tradicionais bloquinhos de carnaval em Campo Grande.

Hoje, quem comanda o Carnaval na Esplanada Ferroviária é o bloco Cordão Valu, que inicia o evento nas imediações da Feira Central a partir das 15h. Festa tem previsão de acontecer até às 23h neste sábado.

O evento acaba neste horário para que a equipe da Solurb consiga fazer a higienização do espaço em seguida. Além disso, evento deve respeitar moradores da região. Porém, não desanime. Quem ainda estiver com energia pode curtir o after Farofolia.

Festa começa às 22h30 no espaço Loop Music Hall, localizado na rua Dr. Temistocles, nº 91. Quem estiver na Esplanada consegue ir a pé até o local e aproveitar o evento até o amanhecer.

Pode entrar bebida?

O Carnaval é um momento de alegria, por isso muita gente quer saber se pode levar bebida até os bloquinhos. Para a tristeza de muitos, está proibido levar qualquer tipo de bebida, gelo e coolers até os bloquinhos. A prefeitura é criteriosa ao afirmar que “não pode entrar nada”.

Porém, a FCMS (Fundação de de Mato Grosso do Sul) confirmou que as pessoas podem levar latinhas dentro do cooler. Porém, não será permitida a entrada de gelo, garrafa de vidro ou objetos cortantes. Mesmo assim, autoridades recomendam a consumir no próprio espaço.

O acesso aos locais de será feito por apenas duas entradas, uma na Avenida Calógeras com a Rua Antônio Maria Coelho, e a segunda na Avenida Mato Grosso, entre as Ruas 13 de Maio e 14 de Julho.

O restante do perímetro será fechado e contará com agentes que farão a orientação do público sobre os pontos de entrada.

Rolês privados

Quem preferir também pode comparecer a algum evento de carnaval de festas privadas. Essas são as principais que acontecem neste sábado:

CarnaDaza

  • A partir das 23h59
  • Rua Marechal Rondon, 2181
  • Informações aqui

CarnaLup

  • 17h às 23h
  • Rua Antônio Maria Coelho, 3285 – dos Estados
  • Informações aqui

Carna Valley

  • A partir das 22h
  • Av. Afonso Pena, 4150
  • Informações para ingressos neste link

Garden Folia

  • A partir das 20h
  • DJ Panda, Kaio e Gabriel e Samba Pop
  • Av. Afonso Pena, 4348

Lembrete para Carnaval 2023

Seja uma pessoa agradável neste Carnaval 2023 e na vida. Siga esses lembretes e viva uma folia plena para você e o próximo:

Não é NÃO: se a pessoa recusou qualquer aproximação, aceite e vá embora! Ninguém está ali para satisfazer suas vontades. Respeite as meninas!

Fantasia não é convite: parece óbvio, mas sempre tem gente que precisa lembrar. Fantasia não é convite para beijo, sexo ou aproximação. Se a aproximação não for consentida, é assédio!

Saúde é prioridade: passe o protetor solar, beba bastante água e cuide sempre de você. Lembre-se de guardar o celular, dinheiro, documentos e cartões em lugares seguros.

Cuide da natureza: jogue lixo no lixo, incentive os amigos a respeitarem a natureza e cuidado para não limpar o glitter comum na pia ou no banho, senão ele vai direto para o curso de água e prejudicar a vida aquática.

Se dirigir, não beba: pela sua segurança e a do outro, não dirija se for consumir bebidas alcoólicas. Pegue carona com quem não for beber, vá a pé, chame um motorista de aplicativo ou vá de ônibus.

Agora que você chegou até aqui, imagino que esteja tudo pronto para curtir o Carnaval 2023. Bora para a folia!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia procura por capataz que ateou fogo em mulher que está em estado grave

Criatividade com ‘uber de cavalos’ faz Midiamax levar 2° lugar no prêmio SRCG de jornalismo

Caminhoneiro morre prensado na cabine em acidente na BR-163

Portabilidade de contrato antigo para consignado CLT começa a valer

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus tenta reduzir multa de R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

ccr km perigoso br-163

Após aumento de pedágio, ANTT homologa Motiva como vencedora do leilão da BR-163

Gaeco inclui filha de Vanda Camilo em lista de alvos por escândalo de corrupção

Mulher tem o corpo incendiado por capataz em fazenda no Pantanal

Últimas Notícias

Polícia

Moradores de MS são presos com 90 quilos de cocaína no PR

O motorista relatou que havia sido contratado para transportar a droga de Naviraí (MS) até Teodoro Sampaio (SP)

Esportes

CBF anuncia filho de Ancelotti para integrar comissão técnica da seleção brasileira

Anúncio foi feito pela CBF em comunicado nesta sexta-feira

Trânsito

VÍDEO: ultrapassagem em local proibido termina com duas mortes no PR

O momento da colisão foi registrado por motorista de caminhão que transitava próximo

Brasil

Gripe aviária: cai para 10 número de casos investigados; nenhum é em granja comercial

O Brasil já confirmou 171 casos de influenza aviária