Ministério renova grupo que estuda situação fundiária do povo Kinikinau em MS
Medida visa regularizar área em Bonito que também é reivindicada por fazendeiros
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma portaria expedida pelo MPI (Ministério dos Povos Indígenas) determinou a renovação do grupo de trabalho criado com finalidade de propor medidas resolutivas sobre a situação fundiária do povo Kinikinau, localizado em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
A medida assinada na última sexta-feira (25) pelo secretário-executivo do MPI, Eloy Terena, dá continuidade ao que foi estabelecido pela Portaria n° 101 de 18 de abril de 2023.
“Renovar o Grupo de Trabalho constituídos (…), prorrogando a sua validade por igual período, sendo este de mais 90 dias, com suas conclusões a serem encaminhadas à Ministra dos Povos Indígenas”, diz o artigo 1º da portaria.
Tentativa de retomada
O povo Kinikinau tenta reivindicar uma área no município e tem enfrentado resistência de fazendeiros que também alegam ser proprietários. Para acelerar o processo, os Kinikinau tentaram, em 2019, regressar por conta própria ao seu território tradicional, retomando parte da TI Agachi. Porém, não obtiveram sucesso.
Na primeira tentativa, os indígenas estavam com a posse consolidada desde a madrugada do dia 1º de agosto de 2019, e mesmo assim foram alvos de ações truculentas da Polícia Militar (PM) local.
Uso de helicópteros
No final do mesmo dia, os policiais realizaram uma operação sem ordem judicial e sem aviso prévio – o que é considerado ilegal. Cerca de 130 homens da PM, apoiados por helicópteros e ônibus escolares, realizaram o despejo de forma violenta, com bombas e tiros de bala de borracha contra mulheres, crianças e idosos.
Em uma tentativa de fortalecimento, os Kinikinau construíram uma pequena Oca, conhecida como Xiri Xiri (casa do Beija Flor), na aldeia Mãe Terra. Nesse espaço, as famílias confeccionam as cerâmicas do povo, ensinam as crianças sobre a cultura e os artefatos indígenas Kinikinau.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
Defesa Civil e Inmet emitem alerta para chuvas intensas em cidades de Mato Grosso do Sul
Avisos seguem até as 11 horas de sexta-feira (22)
Putin diz ter testado míssil de médio alcance na Ucrânia e ameaça usá-lo contra países
O dirigente afirmou que a ofensiva veio em resposta aos ataques ucranianos com mísseis dos Estados Unidos e do Reino Unido no início da semana
Homem é preso após furtar mais de 200 litros de combustível de caminhão na MS-040
Contudo, o autuado passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (21) onde teve a liberdade provisória decretada
Usuários contestam avaliação da Agetran sobre qualidade do transporte público em Campo Grande
Relatório afirma que serviço recebeu nota máxima em 6 dos 11 índices avaliados, enquanto os demais ficaram entre ótimo e bom
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.