Pular para o conteúdo
Cotidiano

Método de ensino e localização são principais fatores para escolha de escolas em Campo Grande

Especialista ressalta a importância de analisar a proposta pedagógica, uma vez que a escola deve estar condizente com a educação ensinada em casa
Nathália Rabelo -
Escola matrícula
Imagem ilustrativa. (Foto: Arquivo, Midiamax)

Com o ano letivo cada vez mais próximo, a maioria dos pais já foi atrás de matrículas para garantir vagas de estudos aos filhos em 2023. Toda a preocupação tem um motivo, afinal, a escolha do ambiente escolar vai definir como será as relações estudantis e pessoais dos filhos ao longo do ano. Em , método de ensino e localização são os principais fatores de decisão dos responsáveis na hora de colocar as crianças e adolescentes em determinados colégios.

De acordo com a diretora pedagógica Deborah Anastacio, do Elite Rede de Ensino, trata-se de um momento crucial para as famílias.

“O tempo que nossos filhos passam no colégio ao longo da vida é grande, então, é nossa responsabilidade, enquanto pais, garantir que esse período será de qualidade”, afirma.

Dessa forma, a especialista ressalta a importância de analisar a proposta pedagógica, uma vez que a escola deve estar condizente com a educação ensinada em casa.

“Ao visitar o espaço, observe as pessoas e as maneiras como elas se comportam. Elas se cumprimentam, tratam bem aos alunos, demonstram preocupação genuína com o outro? Parecem satisfeitas com o que fazem? Analise o ambiente. Existe espaço seguro para seu filho? O ambiente é limpo, acolhedor? Os alunos precisam se sentir à vontade para que exista conexão e aprendizagem”, pontua.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino foi o principal fator de escolha para a fisioterapeuta Mayara Barbeta Vieira, de 28 anos, matricular as filhas de 6 anos em uma escola particular, localizada na Chácara Cachoeira. Tendo em vista que a própria jovem já estudou no local durante sua e adolescência, acredita que será um bom colégio para a formação da nova geração agora que as meninas passarão a integrar o ensino fundamental.

“Resolvi mudar de escola pois tenho filhas gêmeas e procurei uma escola onde conseguisse separar elas de sala para criar suas independências. Escolhi esse colégio por ser perto de casa e por conhecer já a rede, onde estudei desde criança”, explica ao Jornal Midiamax.

As aulas começam em 30 de janeiro e a expectativa da família é que as meninas se adaptem à nova rotina.

“Sei que não vai ser uma mudança fácil, pois elas sempre estudaram juntas e esse ano presei colocá-las em salas separadas. Mas tenho certeza que vamos encarar juntas essa fase de nova adaptação”, celebra.

Localização importa

A localização também foi um fator crucial para Nathally Catarinelli Borges Gomes escolher o colégio do filho em 2023. Conforme a advogada de 38 anos, o filho trocou de escola e agora está na rede estadual, em regime de meio período.

“Além do método de ensino e localização, também analisei o itinerário de ônibus, o grupo de amigos que vão para a mesma escola, valores, carga horária escolar”, afirma.

Nathally ressalta que a escola onde o filho está é onde sua outra filha, que já encerrou o ensino médio, estudou. As aulas começam em fevereiro.

Dessa forma, a diretora pedagógica ainda reforça o quanto a localização importa na hora de fazer a escola.

“Verifique a localização. Pelo menos cinco vezes por semana acontecerá o deslocamento casa x escola. Se o trajeto for desgastante e demorado, tem chance do aluno já chegar na escola cansado e não render todo o seu potencial”, explica Deborah.

Dicas para escolher a escola ideal

Pais e responsáveis que ainda não matricularam os filhos precisam correr para garantir as vagas. Dessa forma, a diretora pedagógica elenca mais alguns fatores a serem analisados:

  • Procure saber sobre métodos de ensino. Como conduzem o processo de ensino-aprendizagem? Como lidam com as dificuldades dos alunos? 
  • Pergunte sobre as atividades oferecidas para além da sala de aula. Quais projetos a escola desenvolve? Ela, hoje, tem um papel muito maior do que a formação intelectual e precisa desenvolver cidadãos preocupados com o meio e com o outro, precisa desenvolver habilidades e competências necessárias ao convívio em sociedade. 
  • Avalie o valor financeiro atribuído a essa escola, ao que a escola apresenta de valor agregado. Com o orçamento que sua família tem disponível, essa instituição é a que oferece maior gama de oportunidades com qualidade ao seu filho?

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Criança de 3 anos é picada por escorpião, sofre 33 paradas cardíacas e morre no Paraná, diz família

Poltrona pega fogo e idosa sofre queimaduras nos braços em Campo Grande

Nattan fica enojado com desejo de grávida de Rafa Kalimann: ‘Estranha’

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$369 mil em diárias durante junho

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Adolescente de 16 anos é assassinado a tiros por dupla encapuzada em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? BR-163 tem 11 trechos interditados nesta quinta-feira em MS

Além das interdições, 22 trechos da BR-163 operam em sistema “Pare e Siga”

Transparência

Agesul aditiva contrato com empresa de segurança viária em rodovias de MS por R$ 62,4 milhões

Este é o terceiro aditivo com a empresa que presta serviços em rodovias de Dourados, Ponta Porã, Maracaju e Bela Vista

Polícia

Venezuelano baleado pela polícia em Dourados após surtos, terá que usar tornozeleira eletrônica

Decisão é do juiz Eduardo Floriano de Almeida, da 3ª Vara Criminal

Política

Três deputados de MS aprovam PL que flexibiliza licenciamento ambiental

Votação na PL ambiental feita durante a madrugada mobilizou a maioria da bancada federal por Mato Grosso do Sul