Apesar do Ministério da Saúde ter anunciado que a vacina contra a dengue foi incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde), Dourados irá manter o cronograma de imunização já anunciado para iniciar no dia 3 de janeiro de 2024.

Em Dourados a prefeitura firmou parceria com o laboratório Takeda para imunização em massa da população. O esquema vacinal é composto por duas doses e, segundo o laboratório, garante imunização por até cinco anos, quando precisa ser refeita. 

A vacina, conhecida como Qdenga, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, ao contrário da iniciativa douradense. Segundo o laboratório japonês, a capacidade de fornecimento de doses para todo o país é restrita.

O NI (Núcleo de Imunização) inicia a vacinação de aproximadamente 150 mil douradenses entre 4 e 60 anos logo nos primeiros dias de janeiro. O laboratório Takeda já iniciou a entrega de 300 mil doses da vacina Qdenga.

Para o ciclo completo e os imunizantes vão estar disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, além de outras ações específicas para atingir o maior número de pessoas no menor tempo possível.

“Estamos organizando a logística de distribuição das vacinas, do planejamento nas unidades de saúde para, a partir do início, no começo de janeiro, podemos atingir essa população de 150 mil pessoas até o fim de março e, assim, começar em abril aplicar a segunda dose”, explica o gerente do NI, Edvan Marcelo Marques.