Pular para o conteúdo
Cotidiano

Menino atingido por raio ao brincar em poça de água é socorrido por gari em Campo Grande: ‘Susto’

Mãe diz que criança ficou desmaiada na rua e coletor de resíduos é quem o pegou no colo e levou para casa. Após cinco dias internado, teve alta médica.
Graziela Rezende -
Rua onde criança foi atingida por raio. (Karys Aline/Arquivo Pessoal)

Um menino de nove anos foi atingido por um raio enquanto brincava com uma poça de água, no bairro Rouxinóis, em Campo Grande. Na ocasião, desmaiou e foi socorrido por um coletor de resíduos, que o pegou no colo e foi bater no portão da casa dele. A criança teve alta médica após cinco dias e agora já está em casa, porém, a mãe fala que o susto foi muito grande e faz um alerta aos pais e responsáveis.

“Faltavam apenas três casas para chegar na nossa e, inocentemente, o Murilo [Tavora Barros] estava brincando na poça de água. Já tinha ocorrido uma chuva forte e ele estava na rua de casa quando começou a chover de novo. Deu o primeiro trovão, ele foi atingido pela descarga elétrica e ficou caído lá, desmaiado. Foi o gari quem pensou em socorrer o meu filho. Ele não se importou com nada. Só foi lá e ajudou”, afirmou a mãe, a atendente Karys Aline.

Segundo a mãe, o fato ocorreu por volta das 17h30. “Foi tudo muito rápido e tenho certeza que vale o alerta aos pais. Na sequência, ele desmaiou e o raio atingiu o quadril e as pernas. Ele não conseguia levantar e nem se mexer, estava adormecido. E fez um corte na cabeça também. Eu coloquei ele no carro e fui para UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Universitário, distante umas oito quadras de casa. Só que, enquanto isso, liguei para o 192 e me encheram de perguntas, sem necessidade”, lamentou.

Menino não se mexia e diz que quadril doía muito

Já na UPA, a mãe disse que ficou lá por cerca de duas horas e depois foi para a Santa Casa, onde o menino ficou no decorrer da última semana e teve na última sexta-feira (1°). “No caminho, ele estava consciente, só que sem se mexer e dizia que o quadril doía muito. Depois, na Santa Casa, foi muito bem atendido pelos e enfermeiras. Teve queimaduras internas, porém, superficiais. Não chegou ao ponto de perder algum membro, graças a Deus”, contou a mãe.

Para finalizar, a mãe disse que o susto foi grande, não só na casa dela, mas, em toda a rua. “Pode acontecer com qualquer um. Naquele momento era uma criança inocente e saudável, brincando em uma poça de água. É algo que até faz parte da cultura da gente, de brincar ali na chuva, mas, é necessário tomar cuidado”, finalizou Karys.

O que fazer para não ser atingido por um raio?

  • Fique em casa durante uma tempestade, se possível
  • Não estenda roupas em varais de arame durante a tempestade
  • Fique afastado de cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas
  • Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos
  • Não operar tratores ou máquinas, especialmente, para rebocar equipamentos metálicos
  • Se você estiver viajando permaneça dentro do automóvel; os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios
  • Busque refúgio no interior de edifícios
  • Mantenha-se longe de árvores isoladas
  • Não permaneça dentro d’água durante as tempestades
  • Em casa, permaneça longe de portas e janelas
  • Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos
  • Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos
  • Use o telefone somente em uma emergência, os raios podem alcançar a linha telefônica aérea

Fonte:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

jonir

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Últimas Notícias

Esportes

Em casa, Operário se despede da Série D com derrota contra o Cianorte

Operário entrou em campo já sem chances de classificação, e acabou perdendo de 2 a 0

Política

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Natural de Corumbá, Jonir marcou a cultura de MS com obras que retrataram desde o orgulho do coração sul-mato-grossense à dor do solo pantaneiro

Esportes

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Brasileiro chega a parte final da qualificação pela segunda vez

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h