Pular para o conteúdo
Cotidiano

Menina de 3 anos é picada por escorpião em Ribas do Rio Pardo um mês após morte de outra criança

Devido à gravidade do caso, a criança foi transferida para a Santa Casa de Campo Grande, onde está internada desde domingo
Gabriel Neves -
escorpião
Escorpião amarelo tem uma serrilha na cauda. (Reprodução, Notícias do Cerrado)

Uma criança, de 3 anos, foi transferida para a Santa Casa de após ser picada por um escorpião, na madrugada deste domingo (24). O caso ocorreu um mês após uma criança morrer por também ser picada.

Conforme informado pela Secretária de Saúde de , onde o caso ocorreu, a criança foi transferida para Campo Grande, devido à gravidade do caso.

O não informou o estado de saúde da paciente.

O caso chama atenção, pois uma criança faleceu após ser picada por um escorpião também em Ribas do Rio Pardo.

Criança morre após ser picada por escorpião

Uma criança, de 5 anos, morreu após ser picada por um escorpião no mês passado. O caso ocorreu em Ribas do Rio Pardo, mas a morte ocorreu no Hospital Regional, em Campo Grande.

A vítima foi transferida para tratar o caso, mas não sobreviveu. Ela teria sido picada pelo escorpião ao colocar um sapato, enquanto se arrumava para ir à escola.

Duas mortes de crianças em 2022 causadas por escorpião

No ano passado, duas crianças, uma menina de três anos e um garoto de sete, de Paranaíba e Cassilândia, morreram por picada do animal peçonhento. A incidência pode ter influência com o clima úmido e calor intenso.

O ataque de escorpião a duas crianças em um curto espaço de tempo reacendeu um grave alerta para as picadas desse animal, que podem levar à morte.

Em caso de acidente, o paciente deve ser levado para tratamento imediato. Porém, em nem todas as cidades disponibilizam soro antiescorpiônico.

Procure um médico

Levantamento do Civitox MS (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica de Mato Grosso do Sul) aponta 3.205 ataques de escorpiões em 2022, sendo 1.101 em Campo Grande.

responsável clínico do Civitox MS e professor adjunto de dermatologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Alexandre Moretti de Lima, explica que a primeira coisa a fazer após uma picada de escorpião é procurar imediatamente o atendimento de emergência para verificar a gravidade do acidente.

“É importante levar o escorpião porque no vai tirar foto e mandar para os biólogos do Civitox para analisar a espécie”, ele orienta. 

Geralmente, com o uso de pá ou vassouras, as pessoas empurram o escorpião para dentro de um frasco.

Alexandre afirma que a maioria dos casos é leve e os tratamentos geralmente são para dor. Contudo, há uma parte de casos moderados e graves que necessitam de soro antiescorpiônico. 

Como evitar o escorpião?

Primavera e verão são as épocas mais propícias para aparecimento de escorpiões. Os animais saem das tocas, bueiros, esgotos e caixas de gordura à procura de alimentos. 

“É importante manter o condicionamento dos lixos sempre fechados, armazenados em locais específicos, evitar entulhos, deixar sempre limpo terrenos baldios. Em casa, é fundamental fechar ralo, frestas, colocar água sanitária nos ralos, nos buraquinhos em que eles podem sair, diminuindo a proliferação”, explica o especialista. 

Todas essas dicas são importantes para evitar o aparecimento de escorpiões e dos insetos, como baratas e moscas – que são os alimentos do animal peçonhento. 

“A dedetização ajuda a controlar os insetos. Se controla os alimentos, você não traz o escorpião para próximo do ser humano”, afirma Alexandre. 

Ele também ressalta a importância de monitorar as crianças, já que elas são as mais vulneráveis para casos graves. Os sintomas iniciais que indicam sinal da gravidade são náuseas, vômitos, salivação e palidez. 

Para orientação ou tirar dúvidas, os telefones do Civitox são (67) 3386-8655, 0800-722-6001 e 150.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Últimas Notícias

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele

Esportes

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Juventude permanece na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos

Esportes

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

O resultado jogou o Santos para a zona de rebaixamento

Polícia

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

'Fiquei com receio de ser mandado de prisão', disse condutor que responde por tráfico de drogas