Mato Grosso do Sul teve 279 mil pessoas diagnosticadas com diabetes em 2022
Neste Dia Nacional do Diabetes, fatores de risco e a importância da prevenção são assuntos que precisam ser discutidos
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul registrou 279.884 pessoas diagnosticadas com diabetes entre janeiro e dezembro de 2022, o que representa 9,7% da população do Estado, conforme dados do sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica. Neste Dia Nacional do Diabetes, fatores de risco e a importância da prevenção são assuntos que precisam ser discutidos.
O Diabetes Mellitus é uma doença causada pela falta de produção ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose – açúcar – no sangue e garante energia para o organismo. Produzida pelo pâncreas, a insulina tem a função de quebrar as moléculas de açúcar e a transforma em energia para manutenção das células do organismo.
Conforme a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde), o diabetes pode causar o aumento das taxas de açúcar no sangue, ocasionando complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos e, em casos mais graves, o diabetes pode levar ao óbito.
Por isso, a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas da SES realiza um trabalho de apoio técnico às equipes da APS (Atenção Primária à Saúde) dos 79 municípios do estado. A APS atua como um ponto importante na estratégia para as ações de promoção da saúde e a prevenção ao Diabetes Mellitus, uma vez que a doença representa um dos principais desafios de saúde pública.
Mudança de hábitos
Segundo a enfermeira da Rede de Pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SES, Daniela Monti, a data serve para chamar atenção sobre o elevado número de pessoas acometidas pela doença. Porém, a mudança de hábitos torna possível a melhora na qualidade de vida desses pacientes.
“O foco principal do ‘Dia Nacional do Diabetes’ é de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Uma alimentação sem qualidade e o sedentarismo podem resultar em sobrepeso ou até mesmo em obesidade que, aliados, são fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes, uma doença crônica e silenciosa, com a qual o paciente terá de conviver durante a vida toda”, explica Daniela.
Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.
Principais causas
Os fatores de risco são genéticos e a ausência de hábitos saudáveis, além de outros fatores que podem contribuir com o desenvolvimento do diabetes como o diagnóstico de pré-diabetes, pressão alta, colesterol alto ou alteração na taxa de triglicérides no sangue, sobrepeso, doenças renais crônicas e diabetes gestacional.
Sinais e sintomas
De acordo com o Ministério da Saúde, o Diabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível, hereditária e pode ser classificada como:
Pré-diabético – Quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar o Diabetes tipo 1 ou tipo 2. É um sinal de alerta do corpo, que normalmente aparece em obesos, hipertensos e/ou pessoas com alterações nos lipídios.
Diabetes tipo 1 – É a mais comum em crianças e adolescentes, apresenta deficiência grave de insulina devido a destruição das células Beta, associada à autoimunidade.
Diabetes tipo 2 – O mais comum. Está frequentemente associado à obesidade e ao envelhecimento. Tem início velado e é caracterizado por resistência à insulina e deficiência parcial de secreção de insulina pelas células pancreáticas.
Diabetes Mellitus gestacional – Doença metabólica caracterizada pela intolerância à glicose, que se inicia durante a gestação, em gestantes com glicemia normal antes da gestação.
Os principais sintomas que podem indicar diabetes são fome e sede excessiva, além da vontade de urinar várias vezes ao dia.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico diabetes deve ser estabelecido pela identificação de hiperglicemia. São realizados exames laboratoriais que podem usar a glicemia plasmática de jejum, o teste de tolerância oral à glicose e a hemoglobina glicada. Em algumas situações, é recomendado rastreamento em pacientes assintomáticos.
Ainda segundo informações da SES, os usuários diagnosticados ou com suspeitas de diabetes são atendidos na APS por meio da UBS (Unidade Básica de Saúde), onde recebem atendimento integral, como consultas e orientações pelos profissionais de saúde que realizam ações de prevenção e promoção à saúde auxiliando no tratamento da doença.
Para o tratamento de qualquer tipo de diabetes é necessário o uso de medicamentos antidiabéticos que ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue e o uso da insulina, quando necessário.
Além disso, a entidade de saúde recomenda o paciente a seguir uma dieta especial, com ajustes na quantidade de calorias e de glicose, fazer exercícios físicos ajudam em uma melhor captação de açúcar no sangue, assim como uma maior sensibilidade do organismo à insulina.
“Por isso, mantenha o autocuidado, faça exames e consultas regularmente com equipe especializada”, pontua a Secretaria de Estado de Saúde.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Estúdio de yoga é pichado com palavra ‘morte’ e símbolo satânico em Paranaíba
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
Últimas Notícias
Cão escapa de oficina mecânica e ataca pedestre no Jardim Columbia
Animal da raça pit bull teria pulado muro de aproximadamente 2 metros de altura
Ação policial na Vila Almeida resulta em prisões e apreensão de veículo adulterado e armas
Suspeitos tinham mandado de prisão em aberto e estavam com carro roubado em Ponta Porã
Estreia do Pantanal tem gol de Jean, mas jogo com o DAC termina empatado
Reforço badalado, volante que já defendeu a Seleção, mostrou bom preparo físico e marcou em sua estreia
Apostas feitas em MS ganham premiações parciais nas Loterias sorteadas neste sábado
Maioria das modalidades não tiveram vencedores dos prêmios máximos e acumularam para os próximos sorteios
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.