O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de risco de incêndios e problemas à saúde pela baixa umidade relativa do ar, principalmente no extremo norte do Estado, nesta terça-feira (18).

As cidades de Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora podem registrar índice de 20 a 30% ao longo do dia. O aviso é válido das 12h às 19h.

A condição meteorológica é causada pela atuação anticiclônica, que derruba os valores nesta semana. A massa de ar atua com maior intensidade em Mato Grosso, Goiás e cidades do nordeste brasileiro, o que favorece risco de incêndios florestais e problemas respiratórios.

A recomendação é ingestão de bastante água e evitar esforço físico em horários mais quentes. Em caso de socorro ou orientação, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e Corpo de Bombeiros pelo 193.

Índices críticos

A semana segue com previsão de baixos valores de umidade relativa do ar entre 15 e 30% entre sexta-feira (21) e domingo (23), e pontualmente podem ocorrer valores abaixo de 15% durante o próximo final de semana, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Há previsão de chuva tímida e pouco significativa nesta terça-feira no sul e sudoeste do Estado. “Modelos mostram uma chance de alguma chuva mais significativa no final deste mês. Porém, ressalta-se o acompanhamento das previsões semanais, devido às incertezas inerentes às previsões que ultrapassam três dias”, indica a previsão.