Mato Grosso do Sul tem alerta de baixa umidade do ar em 20% e sensação de clima desértico

Estado não registra chuvas significativas há mais de um mês

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Tempo
Previsão do tempo promete ser de altas temperaturas em MS (Marcos Ermínio, Midiamax)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de risco de incêndios e problemas à saúde pela baixa umidade relativa do ar, principalmente no extremo norte do Estado, nesta terça-feira (18).

As cidades de Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora podem registrar índice de 20 a 30% ao longo do dia. O aviso é válido das 12h às 19h.

A condição meteorológica é causada pela atuação anticiclônica, que derruba os valores nesta semana. A massa de ar atua com maior intensidade em Mato Grosso, Goiás e cidades do nordeste brasileiro, o que favorece risco de incêndios florestais e problemas respiratórios.

A recomendação é ingestão de bastante água e evitar esforço físico em horários mais quentes. Em caso de socorro ou orientação, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e Corpo de Bombeiros pelo 193.

Índices críticos

A semana segue com previsão de baixos valores de umidade relativa do ar entre 15 e 30% entre sexta-feira (21) e domingo (23), e pontualmente podem ocorrer valores abaixo de 15% durante o próximo final de semana, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Há previsão de chuva tímida e pouco significativa nesta terça-feira no sul e sudoeste do Estado. “Modelos mostram uma chance de alguma chuva mais significativa no final deste mês. Porém, ressalta-se o acompanhamento das previsões semanais, devido às incertezas inerentes às previsões que ultrapassam três dias”, indica a previsão.

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga