Pular para o conteúdo
Cotidiano

Faltosos do Enem: Mato Grosso do Sul tem alta de 3,25% nas abstenções em 2023

Comparando os dados de 2022 e deste ano, o número de abstenção foi menor
Karina Campos -
enem
Portões abertos na Uniderp para o Enem (Henrique Arakaki, Midiamax)

Mato Grosso do Sul marcou índice de 29,5% de abstenções no primeiro dia de aplicação do (Exame Nacional do Ensino Médio), no último domingo (5). O valor representa alta de 3,25% em candidatos faltosos comparando os dados de 2022 e deste ano, que sai de 13.563 para 14.004.

Conforme o balanço no (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos 47.472 inscritos, cerca de 33.468 realizaram a prova de linguagens e ciências humanas no domingo. A segunda etapa irá avaliar os conhecimentos em ciências da natureza e matemática.

No ano passado, dos 43.415 inscritos, cerca de 29.852 compareceram aos locais de provas. A taxa de abstenção do período foi de 32%. Para fazer a prova pelo computador, o índice sobe para 55%, pois dos 1.269 inscritos, apenas 572 concluíram o exame.

Mais inscritos

No ranking nacional, o Estado se classifica em 8ª posição com maior porcentagem de abstenção. Em primeiro lugar está o Amazonas (44%), Acre (33%), Rondônia (31,5%), Rio de Janeiro (31%), Goiás (30,9%) e Mato Grosso (30,4%).

Apesar das faltas, a edição deste ano teve recorde de inscritos. O índice é positivo, já que mais de 70% dos candidatos estiveram presentes na data. O cenário se assemelha a elevação nacional, com avanço no número de inscrições de 13,1% em relação a 2022, quando foram 3.476.226; e de 14,2% em relação a 2021, que teve 3.444.171 inscritos.

enem
Enem em (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Modernização da prova

Esta foi a 25ª edição do exame, que pela primeira vez, apresentou gráficos e figuras coloridas na prova impressa. A modernização visou facilitar a acessibilidade para as pessoas que são daltônicas ou tenham problemas de visão. O cartão-resposta também foi ampliado para pessoas com alguma deficiência visual.

A prova aborda o cotidiano, e nesta prova uma questão envolvendo Mato Grosso do Sul foi destaque. Primeiro grupo de rap indígena do Brasil, o Brô MC’S, de Dourados.

Formado pelos indígenas Bruno, Charles, Clemerson e Kelvin, na Aldeia Jaguapiru, em , o Brô MC’s também foi o primeiro grupo de rap indígena a tocar no Rock in Rio, em 2022. Eles ainda ficaram famosos no Brasil por tocarem com astros como e Xamã, e agora a trajetória dos músicos virou tema de uma pergunta do Enem.

Na questão, do caderno de Linguagens do Enem 2023, a história do Brô MC’s é destacada. “Os integrantes conheceram o rap pelo rádio, ouvindo um programa que apresentava cantores e grupos brasileiros desse gênero musical. O Brô MC’s conseguiu influenciar outros a fazerem rap e a lutarem pelas causas indígenas”, diz o enunciado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pista do Parque Ayrton Senna recebe Estadual de Atletismo Sub-14 neste final de semana

Além de aulas, passeio a cavalo é atração da Expogrande 2025

Justiça da Espanha acusa celebridades de sonegação fiscal

Procon suspende atendimentos em clínica de depilação a laser no bairro Santa Fé

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

Pé-de-Meia: incentivo de R$ 200 é pago aos beneficiários nascidos em setembro e outubro

Últimas Notícias

Mundo

Trump prorroga em 75 dias prazo para venda do TikTok

Presidente americano exige que empresa tenha um proprietário não chinês

Le Blog Maria Antonia

Post Malone tem uma nova namorada

Post Malone alegadamente tem uma nova namorada depois de terminar com a sua noiva e mãe do seu filho no final do ano passado. Embora o seu antigo noivo nunca tenha identificado publicamente, eles teriam recebido uma criança em 2022 e romperam o relacionamento a longo prazo até o final de 2024.Está a ser relatado … Continued

Cotidiano

Mais cheio que a média histórica, nível do Rio Taquari entra em estado de alerta

Dados são do boletim diário da Sala de Situação dos Rios do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS)

Emprego e Concurso

Famasul e Funar oferecem oportunidades de emprego e estágio na Expogrande 

Os candidatos poderão cadastrar seus currículos no estande do Senar/MS nos dias 7 e 8 de abril