Frio mata 1,5 mil cabeças de gado em cinco dias em Mato Grosso do Sul
Dados são contabilizados pela Iagro desde a última quinta-feira (15). Região que mais teve perdas foi o Pantanal
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O frio que atinge Mato Grosso do Sul desde segunda-feira (12) ocasionou 1.537 mortes de gado até esta segunda-feira (19). Dados são da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) com casos notificados por produtores desde a última quinta-feira (15). Porém, número de morte de gado pode ser ainda maior, conforme informações passadas por demais produtores ao Jornal Midiamax.
Umas vez que os termômetros bateram a casa dos 3°C e Estado registrou sensação térmica abaixo de 0°C, a Iagro relaciona a quantidade de óbitos de animais aos fatores climáticos, já que bois não estão conseguindo resistir ao frio, que veio acompanhado de chuva e garoa em diversas regiões. Ainda segundo a Iagro, a região que mais registrou perdas foi o Pantanal sul-mato-grossense.
Mortes registradas em todo o Estado
Gados espalhados por todo o Mato Grosso do Sul vêm morrendo de frio desde a última segunda-feira (12). Segundo um produtor rural, que preferiu não se identificar, bois foram vítimas do frio nos últimos dias. Além disso, outras fazendas do Estado também lidam com as mesmas consequências.
“É muito gado que morreu, não é caso isolado, é de norte a sul do Estado. Morreu gado fraco e gado gordo. Por baixo morreram umas mil cabeças de gado só em Campo Grande. Do que fiquei sabendo, mais duas mil cabeças na região do Pantanal. Na região de Dourados andam morrendo umas mil cabeças. Tem fazendeiro que perdeu 100 cabeças de uma pancada só”, diz o produtor, que também teve perdas.
Devido às baixas temperaturas que permanecem em Mato Grosso do Sul, situação é vista como obstáculo no campo. Essas imagens abaixo, que circulam pelas redes sociais, são de bois mortos em propriedade rural de Miranda, a 212 quilômetros da Capital.
Situação também é percebida em Campo Grande e em Aquidauana, município na região pantaneira do Estado.
O Sindicato Rural de Nova Andradina também confirmou as ocorrências de mortes de animais por conta do frio. Na região de Nova Andradina, cerca de mil bois morreram de hipotermia.
Produtores fazem fogueira para aquecer gado
O frio é tão intenso que produtores rurais precisam fazem fogueira no campo para aquecer os animais. Em Itaquiraí, município distante 408 quilômetros de Campo Grande, fazendeiro precisou recorrer à medida para proteger o gado do frio intenso.
Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), devido às baixas temperaturas nos últimos dias, é fundamental que os produtores fiquem atentos a possíveis mortalidades nas propriedades.
A Iagro ainda faz um alerta para os fazendeiros, alegando que propriedades que tiverem ocorrência de mortalidade acima dos parâmetros esperados, devem procurar a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal mais próxima.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.