As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 foram divulgadas na última quinta-feira (9) e candidatos de todo o país lidam com a ansiedade para saber se vão, ou não, alcançar a sonhada vaga em uma universidade. Pensando nisso, o Jornal Midiamax selecionou as principais universidades de que possuem a nota do Enem como um método de ingresso à vida acadêmica. 

Vale ressaltar que as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começam na próxima quinta-feira (16). Para se inscrever, o estudante precisa acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação até o dia 24 de fevereiro e ver se é selecionado para vagas nas instituições públicas de ensino superior. 

Outra opção é usar a nota do Enem para inscrição direta nas universidades que possuem essa metodologia de ingresso. Além de ser uma forma prática de garantir a vaga no ensino superior, é também uma opção com menos concorrência. Por isso, sete universidades de Mato Grosso do Sul, além da UFMS e UFGD, aceitam as notas do Enem. Confira quais são: 

UEMS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) é uma das instituições que aceitam a nota do Enem para ingresso nos cursos de ensino superior por meio  do Processo Seletivo Permanente UEMS 2023 – Notas do Enem (PSP-UEMS-2023) 

O PSP-UEMS-2023 será ofertado para preenchimento de vagas remanescentes, sendo um Edital classificatório, conforme a disponibilidade de vagas dos cursos. Para mais informações, acesse o Edital de Abertura de Inscrições.

As inscrições já estão abertas e terminarão às 23h59min do dia 19 de fevereiro de 2023 (horário oficial de Mato Grosso do Sul).

Se inscreva em https://candidato.uems.br 

Seguindo a Resolução CEPE-UEMS nº 2.474, de 30 de agosto de 2022, o PSP-UEMS-2023 terá a ocupação das vagas oferecidas para cada curso por meio de dois sistemas de concorrência: 

a) Por Acesso Universal (Ampla Concorrência);

b) E por Reserva de Vagas em seus cursos, sendo:  20% (vinte por cento) para candidatos/as ao regime de cotas para negros/as (pretos/as e pardos/as) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; 10% (dez por cento) para candidatos/as ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; 10% (dez por cento) para candidatos/as ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul e 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.

Ao indicar o sistema de concorrência escolhido o candidato concorrerá apenas com os candidatos inscritos para o mesmo sistema de concorrência indicado no ato da inscrição, ou seja, o/a candidato/a que optar por concorrer como residente em Mato Grosso do Sul concorrerá às vagas destinadas a esse regime de cotas, por exemplo.

Para mais informações, acesse aqui. 

Unigran

A Unigran, que tem polos em e Dourados, também usa as notas do Enem. Conforme a universidade, as inscrições para o vestibular estão abertas e com a possibilidade de inscrição com a nota do Exame.

Para ser aprovado, o candidato não pode ter zerado disciplinas e feito ao menos 450 pontos na redação. 

Quem optar por essa modalidade não precisa fazer a prova da Unigran. Basta acessar esse link, preencher o cadastro e informar as notas do Enem para concorrer às vagas. 

As inscrições estão abertas, principalmente porque os resultados de programas governamentais, que dependem do Enem, só serão liberados a partir do dia 28/02.

UCDB

Conforme a UCDB, a nota do Enem vale até 50% de desconto na matrícula e até R$ 20% nas mensalidades. A promoção Nota Premiada é válida para quem participou do Enem entre 2012 e 2022 e ingressará no 1º semestre. O prazo para adesão é até 28 de fevereiro. 

Universidade explica que o percentual de desconto varia conforme a nota obtida pelo estudante. Um aluno que obteve, por exemplo, mais de 401 pontos na prova nacional e não zerou na Redação tem direito a 50% de desconto na matrícula e 20% nas demais mensalidades. Os descontos não são cumulativos. O edital completo pode ser conferido aqui.

As inscrições podem ser feitas no site vestibular.ucdb.br, na aba “Nota Premiada Enem”. Para o desconto ser aplicado, basta o candidato aprovado realizar o processo de matrícula acessando o ambiente de sua inscrição, realizar a emissão do requerimento de matrícula e efetuar o pagamento dentro do período promocional. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Setor de Relacionamento da UCDB: 67 3312-3300.

Uniderp 

O desempenho no Enem também pode garantir uma vaga na Uniderp sem a realização do vestibular tradicional da universidade. Basta ir até a secretaria com os documentos necessários para comprovar o desempenho, incluindo uma cópia da relação de pontos no Exame Nacional do Ensino Médio. 

Existem algumas regras que são necessárias, como ter efetuado a prova a partir de 2010, e ter uma nota mínima para o ingresso.

A nota no Exame Nacional do Ensino Médio deve ter sido superior a 200 pontos na prova de conhecimentos e na redação para substituir o processo seletivo da Uniderp. Caso sua nota tenha sido inferior a isso, você precisa prestar o vestibular para estudar com a gente.

Para se inscrever, acesse aqui. 

AEMS 

Associação de Ensino e de Mato Grosso do Sul – Faculdades Integradas localizada em Três Lagoas, também usa a nota do ENEM para inscrição de novos alunos. A Secretaria informou que o aluno precisa tirar ao menos 540 na redação. A nota do Enem elimina o vestibular. 

As aulas já começaram na universidade e os interessados que desejam se matricular ainda neste semestre precisam realizar a matrícula o quanto antes. Para mais informações, acesse aqui.

Facsul 

A Facusul oferece o ‘Programa Desconto Especial pelo Enem' que concede desconto nas mensalidades de ingressantes no 1º semestre pelo aproveitamento da nota do Enem nos cursos de Graduação na modalidade Presencial. 

Os benefícios serão concedidos mediante comprovação do resultado obtido pelo candidato em qualquer ENEM realizado a partir de 2009, de acordo com a média aritmética das notas, excluindo a redação: 

Conforme a universidade, o aluno deve comparecer ao campus com os documentos pessoais originais, como RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, bem como o comprovante das notas. No ato da matrícula, o sistema da universidade vai calcular os descontos do aluno. As aulas no local já começaram e estudantes interessados no 1º semestre devem se matricular o quanto antes para não perder conteúdo. 

O regulamento completo, bem como as inscrições, podem ser realizadas neste link

Estácio 

A Estácio também permite que participantes do Enem consigam entrar na faculdade. Notas acima de 300 garantem bolsa durante todo o curso. Além disso, quanto maior a nota, maior o desconto. 

Para isso, o estudante deve informar as notas do Enem para, então, a instituição calcular os benefícios. As inscrições podem ser feitas neste link ou diretamente pelo campus. 

IFMS

O está com dois processos seletivos abertos, neste momento, para ingresso em cursos de graduação. 

Em um deles, os candidatos devem ter participado do Enem entre 2013 e 2022 e obtido nota acima de zero na redação. As inscrições para essa seleção terminam nesta terça-feira (14).

No outro processo seletivo, a seleção será feita pelo Sisu com base nas notas do Enem 2022. Nesse caso, as inscrições deverão ser feitas entre os dias 16 e 24 de fevereiro.

Sisu, Prouni e Fies

Os estudantes que já possuem as notas do Enem 2022 devem ficar atentos para as datas de inscrição dos programas Sisu, Prouni e Fies 2023. Segundo o MEC, as inscrições para o Sisu vão de 16 a 24 de fevereiro. Já as vagas do Prouni estarão abertas de 28 de fevereiro a 3 de março. Quem tem interesse no Fies precisa se inscrever entre 8 e 11 de março.