Em Mato Grosso do Sul, 31 municípios indicaram o preenchimento de 54 vagas para o programa do governo federal ‘Mais Médicos’, informou o Ministério da Saúde.

Os dados representam adesão referente ao último edital, lançado no último dia 18. Na próxima fase, em um novo edital, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção com prioridade aos profissionais formados no Brasil.

É uma vaga para cada um dos municípios: Alcinópolis, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Itaquiraí, Itaporã, Jardim, Ladário, Miranda, Paranhos, Pedro Gomes e Porto Murtinho, duas em Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Mundo Novo, Rio Verde e Sete Quedas.

Outras três vagas em Nioaque, quatro em Nova Andradina, além de oito em Ponta Porã e nove em Campo Grande.

Incentivos

Podem participar dos editais do Mais Médicos profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior e estrangeiros, que continuarão atuando com registro do Ministério da Saúde. Médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.

Até o fim deste semestre, um segundo edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. “Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades”, destacou o ministério.