Mais de 91 mil beneficiários do Bolsa Família em Campo Grande ainda não fizeram a atualização semestral de saúde exigida pela Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O prazo termina na próxima quarta-feira (28) e o comparecimento nas unidades de saúde é obrigatório para que o valor continue sendo pago.
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Básica, Glória de Araújo, dos 115.197 beneficiários inscritos no programa, apenas 23.670 foram acompanhados, o que representa aproximadamente 19,8% do total.
“Essa baixa porcentagem de acompanhamento é preocupante, pois indica que muitos beneficiários estão deixando de usufruir dos serviços de saúde disponíveis para eles. É fundamental ressaltar que a atualização cadastral é essencial para que as famílias tenham acesso aos programas de prevenção, promoção e tratamento de saúde”, diz.
No atendimento, profissionais da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) atualizam calendário vacinal e o estado nutricional de crianças até sete anos. Também fazem pré-natal de gestantes e acompanhamento de mulheres entre 14 e 44 anos, que devem ser acompanhadas pelas equipes.
“É fundamental que os beneficiários do Bolsa Família estejam cientes da importância de manterem seus cadastros atualizados nas unidades de saúde, garantindo assim o acesso aos serviços e programas de saúde e contribuindo para uma melhor qualidade de vida para si e suas famílias. A atualização cadastral é um passo importante para o fortalecimento da cidadania e para a promoção da equidade no acesso aos serviços de saúde”, finaliza.
Onde ser atendido?
Atualmente, Campo Grande conta com 74 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e de saúde da família.
Através do endereço: https://campograndems.labinovaapsfiocruz.com.br/osa/ é possível localizar a unidade de saúde mais próxima.