Mães passam susto com meninas sozinhas no Uber em Campo Grande e aplicativo alerta: não pode
Regras do aplicativo reforçam questões de segurança na hora da viagem
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O relato preocupante de uma mãe ganhou repercussão em Campo Grande, na tarde de quarta-feira (26), após a filha e uma colega, ambas crianças e sem acompanhante, saírem da escola em um Uber com motorista diferente do indicado na plataforma. Durante o trajeto, a viagem teria sido cancelada e o condutor continuou dirigindo.
O alerta foi compartilhado no grupo de Facebook Aonde Não Ir em Campo Grande. Segundo a mulher, a mãe da colega pediu o carro de aplicativo para elas irem até sua casa. O aplicativo teria sinalizado que seria uma motorista, entretanto, quem conduzia o carro era um homem.
“As meninas pegaram o Uber, crianças, sem malícia. A mãe de uma delas viu que foi cancelado a corrida no meio do percurso sendo. Ela ligou e colocou o irmão para falar com a criança no viva voz, para o [motorista] ver que tinha gente atrás delas e deu certo. Ele viu que ia dar m* e levou realmente até a minha casa”, disse.
Ainda conforme a mulher, o condutor saiu apressado após desembarcar e não esperou o troco. “Não aconteceu nada de mau com as meninas, mas nunca é demais alertar, nunca é demais cuidar. E se essa mãe não estivesse atenta ao aplicativo?”
Regras para crianças em aplicativos
As regras do aplicativo são claras sobre quem pode solicitar uma viagem: apenas com mais de 18 anos, ou seja, a criança ou adolescente só pode embarcar acompanhada com alguém maior de idade. A recomendação é que o motorista cancele a corrida quando notar a falta de supervisão.
Segundo o U-Check da plataforma, os motoristas parceiros passam por modalidades de verificação, como o processo de cadastro de várias etapas “antes de aceitar a primeira viagem que envolve checagem de apontamentos criminais e análise da CNH. De tempos em tempos, o app pede, aleatoriamente, para que eles tirem uma selfie antes de aceitar uma viagem ou de ficar on-line para verificação de sua identidade”, aponta.
Ligue para polícia
O aplicativo conta com a função de ligar para polícia no telefone 190 em casos de emergência ou risco. O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no app. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem. No Rio de Janeiro, esse recurso já foi integrado com o serviço 190 para que os operadores do serviço de emergência recebam automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada.
Outro método de segurança na viagem é a checagem de rota e compartilhamento de viagem. O primeiro recurso identifica paradas longas inesperadas, mudanças de rota e viagens encerradas antes do previsto. Ele automaticamente manda uma mensagem para o motorista e o usuário perguntando se algum suporte é necessário, direcionando-os para as ferramentas de segurança disponíveis. O recurso utiliza o poder do GPS e de outros sensores no smartphone para identificar essas situações.
“Tanto motoristas parceiros quanto usuários podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem. A ferramenta é acionada por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo azul sobre o mapa da viagem no aplicativo”.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Sete cidades de MS já decretaram Lei Seca para as Eleições de 2024; confira quais
Juízes eleitorais publicaram proibição de bebida alcoólica durante as eleições
Sinpol apresenta recurso contra decisão judicial que determinou suspensão de paralisação de policiais
Presidente do Sinpol-MS foi citado por um oficial de Justiça, que considerou ilegal a paralisação de 72h
Concurso dos Correios destina 30% das vagas para pessoas negras e indígenas
A estatal está na etapa final de revisão e análise dos editais, que serão publicados na próxima quarta-feira (9)
MPT-MS recomenda adoção de medidas contra assédio eleitoral ao Município de Campo Grande
Recomendação foi emitida após denúncia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.