Liberação de dose bivalente imunizou de 27,6 mil pessoas contra covid-19 em Campo Grande

Cerca de 600 pessoas são vacinadas por dia após liberação para todos os públicos a partir dos 18 anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
bivalente
Vacina bivalente (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Campo Grande completa na próxima quinta-feira (25) um mês de liberação da aplicação da dose bivalente para o público de 18 anos ou mais. A atualização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) mostra que 27,6 mil pessoas se vacinaram com a dose específica apenas para quem tomou duas de vacinas monovalentes no esquema primário ou reforço.

O município registrou mais de duas mil doses aplicadas em um único dia, contudo esse dado se estabilizou e, atualmente os parâmetros seguem os mesmos registrados antes dessa ampliação, que é entre 500 e 600 doses aplicadas diariamente.

Até às 11h desta manhã, 443 pessoas procuraram unidades de saúde para aplicação de dose. Desde a chegada da vacina, 739.761 receberam a 1ª dose, o que corresponde 81,64% da população campo-grandense; se imunizaram com a 2ª dose ou dose reforço 709.339, o que alcança 78,29%; as doses de reforço derrubam o índice para 176.354 pessoas.

Quem pode tomar?

A Saúde libera a dose bivalente para todos os públicos para pessoas acima de 18 anos. Além disso, é exigido que o paciente tenha recebido, pelo menos, doses de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer no esquema primário, ou reforço.

Outro critério é ter tomado a dose mais recente há quatro meses. Os “atrasados” podem procurar unidades de saúde. São mais de 50 UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família) com os imunizantes disponíveis.

Públicos para a vacinação

Além da aplicação da vacina bivalente em toda a população com 18 anos ou mais, as crianças, entre 3 e 11 anos, também poderão tomar o reforço da vacina a partir de agora.

Em crianças entre 3 e 4 anos a dose extra aplicada é a Pfizer baby, a mesma dos bebês a partir de dois anos. As crianças entre 5 e 11 anos, vacinadas pela Pfizer pediátrica, poderão receber uma nova dose do mesmo imunizante. Para todos os públicos é necessário aguardar o intervalo de quatro meses para a aplicação do reforço. 

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá