Pular para o conteúdo
Cotidiano

Lembra da padaria Pão Gostoso? Prédio da década de 50 é demolido em Campo Grande

O prédio histórico foi destruído para virar estacionamento de igreja
Anna Gomes -
Prédio foi demolido nesta tarde de sábado. Foto: Henrique Arakaki/Midiamax.

Se você ainda é jovem, certamente alguém mais velho da sua família deve se lembrar da famosa Pão Gostoso. Localizada na Avenida Dr. João Rosa Píres, no Bairro Amambaí, em Campo Grande, o comércio foi inaugurado em 1958, mas neste sábado (20), o prédio foi demolido.

Sleiman Khalil Salame, de 70 anos, conversou com a equipe de reportagem do Midiamax. Muito emocionado, ele diz que parte da história da Capital foi apagada nesta tarde. Libanês, Salame, conhecido em como o famoso ‘Salomão’ se lembra com detalhes de quando chegou na cidade para trabalhar com o tio na Padaria Pão Gostoso.

O então proprietário, Emile El Sadi, inaugurou a padaria em 1958, mas o sobrinho chegou no Brasil em 1976. Sabendo falar pouquíssimas palavras em português, Salomão conta que começou a ajudar o tio no comércio.

(Salomão se lembra com carinho da padaria. Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)
(Salomão se lembra com carinho da padaria. Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

“Trabalhei muitos anos com o meu tio. Não sabia falar português. Fui aprendendo aos poucos como funcionava uma padaria. O comércio era muito famoso na cidade e fui pegando gosto pelo comércio”.

A padaria seguiu funcionando por anos e com o conhecimento adquirido ao lado do tio, o libanês teve suas próprias padarias. Após o falecimento do parente, o sobrinho chegou a reinaugurar o comércio, mas com outro nome: Salomão.

(Salomão se lembra com carinho da padaria. Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)
(Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Salomão seguiu tocando os negócios no prédio histórico, mas os primos resolveram vender o ponto e em 2014 as portas da famosa padaria se fecharam para sempre.

“Aprendi a fazer muita coisa com o meu tio e eu fui proprietário de outas padarias em Campo Grande. Em 2015 resolvi me mudar para o atual endereço que fica ao lado da Pão Gostoso. Sou muito grato por tudo que aprendi e pelos amigos que fiz. Todos me conhecem por Salomão e trabalho no mesmo setor há mais de 40 anos. Os meus clientes são uma família para mim”, disse.

(Salomão se lembra com carinho da padaria. Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)
(Atual padaria de Salomão. Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Sentado em uma das cadeiras de seu atual comércio, a Padaria Salomão, nesta tarde de sábado, o cenário foi um pouco diferente para Sleiman. Com retroescavadeiras demolindo parte de sua história, o libanês conversa com lágrimas nos olhos ao lembrar de momentos que passou no prédio que estava sendo destruído.

(Salomão se lembra com carinho da padaria. Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)
(Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

“Fico triste. Tenho muitas lembranças do meu e de momentos que passamos na padaria. Fregueses e histórias que ficaram na memória, mas a vida é mesmo assim. Não levamos nada daqui”, disse emocionado.

Ainda de acordo com Salomão, após a morte do tio, os filhos resolveram se desfazer do prédio, que já estava há alguns anos abandonado. Ele diz que o lugar deve virar um estacionamento de uma igreja.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sidrolândia terá nova unidade de saúde por R$ 3,78 milhões até 2027

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

Acidente com capotamento deixa trânsito lento na Av. Bom Pastor

fluminense

À espera de reforços, Fluminense chega aos Estados Unidos para a disputa do Mundial

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

cpi consorcio oitivas

Ônibus sem limpeza e multa só para carros: relembre as oitivas da 2ª fase da CPI do Consórcio

LISTA: Presente do Dia dos Namorados pode custar a partir de R$ 15 pela internet

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre após sofrer traumatismo craniano em acidente no interior de MS

A vítima foi identificada como Luan Camargo dos Santos

Polícia

Filha dá facada na própria mãe após ser atingida por óleo quente no Tijuca

Mulher ficou com a faca cravada no pescoço

Polícia

Mulher passa por momento de tensão ao ser ameaçada de morte por ex-companheiro com canivete no pescoço

O caso ocorreu na madrugada deste sábado (7)

Cotidiano

Uma a cada 8 dias: MS registrou 15 vítimas de feminicídio em menos de cinco meses

Mulheres foram mortas por maridos, namorados, ex e colegas de trabalho