Pular para o conteúdo
Cotidiano

Jardim Anache é tomado por lixões a céu aberto e moradores sofrem com aumento de dengue

Quem mora no bairro também reclama de transporte público precário e assaltos em plena luz do dia
Monique Faria -
Foto: Nathalia Alcântara/ Midiamax

Ao circular pelo Anache – região norte de -, a quantidade de terrenos baldios é algo que chama atenção. A maioria dos lotes é de propriedade privada e não recebe manutenção de limpeza. Os próprios moradores do bairro aproveitam-se da situação para jogar entulhos nos terrenos, agravando ainda mais a situação.

Dona de casa, Marinalva Araújo afirma que os moradores acabam prejudicando o próprio bairro, pois jogam lixo nos terrenos, mesmo tendo um ecoponto no Vida Nova, bairro vizinho. “Os moradores precisam ter consciência porque moram aqui. Meu lixo eu cuido, minha casa e meu quintal são limpos. O meu marido, quando precisa, leva os entulhos nos ecopontos”, afirma.

No momento em que os repórteres do Midiamax estavam pelo local, os agentes da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) fiscalizavam um lote vago que estava coberto de lixos, propício para a formação de criadouros de mosquito-da-dengue.

Foto: Nathalia Alcântara/ Midiamax

O comerciante José Milton afirma que no bairro costuma ter alguns casos de dengue, e cada morador deveria fazer sua parte para evitar a proliferação da doença. “Tem alguns casos de dengue sim, e a culpa mesmo é da população. O lixeiro passa três vezes na semana, mas o pessoal tira o lixo de dentro de casa e joga no terreno baldio”, conta.

Transporte público deixa a desejar

Outro problema do bairro é a falta de ônibus para transportar a população. Em frente ao comércio de José Milton tem um ponto, e o comerciante observa as pessoas esperando por mais de uma hora. “No final de semana é pior ainda, as pessoas ficam esperando por mais de uma hora. Isso começou depois da pandemia, porque eles tiraram alguns ônibus da linha e não colocaram de volta”, explica.

Uma técnica de enfermagem, residente do bairro, aguardava o ônibus há mais de uma hora no ponto. “Eu sou nova na cidade, acordo cedo para trabalhar no hospital, mas o ônibus está sempre atrasado. Diversas vezes os motoristas falam que o ônibus foi assaltado para justificar o atraso”, afirma.

Foto: Nathalia Alcântara/ Midiamax

Assaltos em plena luz do dia

A falta de um posto policial no bairro deixa a região perigosa e os moradores temem assaltos até mesmo durante o dia. Marinalva Araújo já escapou de um assalto enquanto caminhava pelo bairro. “Eu fui seguida por um assaltante cinco horas da tarde, quando eu voltava da aula de ginástica. Só não fui assaltada porque pedi socorro para um rapaz de uma obra”, conta.

As casas da região também são alvo de assaltantes, mesmo à luz do dia. José Milton diz que sempre comentam em seu estabelecimento sobre casas que foram roubadas. “Costumam invadir casa durante o dia mesmo. A segurança aqui não é legal”, afirma.

O posto policial mais próximo é no bairro Nova Lima, e o posto de saúde em que os moradores costumam ir fica localizado no bairro Vida Nova. Até mesmo creches estão em falta na região. A dona de casa Maria Angélica Mateus reclama que muitas mães estão aguardando vaga para colocar seus filhos na creche. “Aqui só tem uma creche e eu não consegui colocar meu filho ainda”, comenta.

O Jornal Midiamax entrou em contato com a Prefeitura sobre a fiscalização dos terrenos baldios, mas até o fechamento da reportagem não teve resposta. O canal segue aberto para manifestações.

O Consórcio Guaicurus foi acionado para se posicionar sobre a falta de ônibus no bairro, mas não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio está virtualmente classificado na Copa Sul-Americana; Cruzeiro é eliminado

Maior número de deputados aprovado pela Câmara pode custar R$ 64,8 milhões por ano

Palmeiras bate Cerro e se classifica na Libertadores com gols de Estêvão e Vitor Roque

Comerciante denuncia golpe envolvendo atualização de endereço no Google Maps

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Gigantes disputam Rota da Celulose com R$ 10 bilhões em investimentos em MS

Votação não define novo Papa e conclave será retomada nesta quinta

Condenado é preso após mais de 10 anos foragido por matar a esposa em MS

Últimas Notícias

Brasil

Câmara enfrenta STF e barra ação contra Ramagem, Bolsonaro e 32 acusados de golpe

A proposta foi aprovada com amplo apoio dos partidos do Centrão e da oposição

Trânsito

Acidente entre moto e ônibus escolar deixa motociclista em estado grave

O ônibus escolar teria feito a conversão de forma abrupta

Esportes

Remo abre vantagem sobre Paysandu na final do Campeonato Paraense

Os torcedores que compareceram ao Mangueirão testemunharam um primeiro tempo repleto de emoções

Emprego e Concurso

Prefeitura abre processo seletivo para supervisor e visitador do Programa Criança Feliz

Com formação específica em psicologia