Um tapete de flores de um ipê-amarelo chamou atenção de um morador que passou por uma chácara na Rua Pixuna, no bairro Jardim Colúmbia, na manhã desta segunda-feira (14). A espécie floresceu antes do esperado devido à mudança climática em Campo Grande.

Wellerson Mariano de Menezes é morador da região e parou para registrar o tom amarelo que se destacava em meio ao pasto onde animais estavam.

O calor intenso dos últimos dias estimulou o crescimento dos ipês. O ipê-amarelo floresce geralmente no fim do inverno, entre julho e setembro, com frutificação em outubro. O biólogo José Milton Longo explica que as árvores respondem aos estímulos de temperatura e umidade, além do período de luminosidade.

“Como efeito das mudanças climáticas, os ipês-amarelos estão florindo desde julho, principalmente algumas espécies do cerrado, mas agora em agosto começou a floração dos ipês de maior porte (Handroanthus aurea)”, explica.

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. Acima de tudo, com sigilo garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.