O (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu três alertas que variam de tempestade a chuvas intensas em todo nesta terça-feira (17). A condição favorece o risco de alagamento, estrago em plantações e queda de árvores.

Os dois avisos são válidos até às 10h de quarta-feira. O primeiro, com grau de severidade laranja, de perigo, é de atenção para chuva entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 e 100 mm ao dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há chances de corte de energia durante o temporal em 65 cidades no oeste, centro, leste e sudeste.

Já na região sul e extremo norte são previstas chuvas intensas, com alerta amarelo, de volume entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. Os ventos podem atingir de 40 a 60 km/h, com isso é baixo o risco de prejuízos.

Conforme o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a instabilidade atmosférica é uma situação típica de verão, com disponibilidade de calor e umidade. Podem ocorrer chuvas irregulares durante essa estação do ano, ou seja, chove em uma cidade ou bairro e na cidade ou bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade.