Frio chegando: Inmet alerta para queda de 5°C na temperatura em Mato Grosso do Sul
Frente fria avança derrubando sensação térmica em todo Estado
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Como previsto, Mato Grosso do Sul já registra queda de temperatura nesta quinta-feira (13), devido à passagem da frente fria. A região de fronteira, como em Sete Quedas e Ponta Porã, marcou mínima de 9°C na madrugada. A tendência é que os termômetros caiam ainda mais.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para declínio de 5°C na temperatura em todo Estado, com aviso laranja, que indica perigo e risco à saúde. A massa de ar frio ganha força vinda do sul do Brasil. Cidades de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná registram avisos de vendaval, tempestade e até neve.
As condições são reflexos da passagem de um ciclone extratropical, alterando o cenário dos últimos dias de estiagem. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), municípios de fronteira marcaram chuva de volume significativo, como Amambai (17 mm), Itaquiraí (16,6 mm), Sete Quedas (14,8 mm), Mundo Novo (13 mm), Caarapó (13 mm), Itaporã (11,2 mm), Juti (11 mm).
Nas primeiras horas da manhã, a região enfrentou frio de 9,9°C e ventos de 69,1 km/h. Sete Quedas liderou as mais baixas temperaturas, em seguida está Ponta Porã (10°C), Amambai (10,9°C), Caarapó (11,6), Iguatemi (11,6°C), Itaquiraí (11,8°C) e Dourados (12°C).
O fenômeno favoreceu rajadas de vento que ultrapassaram 60 km/h: Itaquiraí (69,1 km/h), Iguatemi (60,1 km/), Ivinhema (59 km/h) e Juti (58,7 km/h).
Geada de 3°C
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que depois da passagem as temperaturas baixas serão acentuadas, principalmente ao sul, de 7°C a 9°C e máxima de 23°C, a partir de quinta-feira (13). Nas regiões norte e nordeste, são esperadas mínimas entre 13 e 16°C e máximas podem atingir os 28°C.
Na região oeste do Estado, as temperaturas mínimas ficam entre 12 e 16°C e máximas podem chegar até os 27°C. Em Campo Grande, mínima de 12°C e máxima de até 24°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores de 30 a 50 km/h e localmente podem atingir valores acima de 50 km/h.
As menores temperaturas devem ocorrer na sexta-feira (14) e no sábado (15), com valores entre 5 e 8°C, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul. “Contudo, pode-se esperar valores de temperatura mínima ainda mais baixa, entre 3 e 5°C. Em Campo Grande a temperatura mínima deverá ficar próxima aos 6 e 8°C”, destaca a previsão do Cemtec.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Últimas Notícias
Refis continua com atendimento remoto e presencial até dia 20, em Campo Grande
Com o programa é possível a renegociação das dívidas com até 80% de descontos sobre encargos
Jeep Renegade teria causado acidente com morte de funcionário de usina após ultrapassagem na BR-463
Veículos saíram da pista e capotaram às margens da BR-463 após a colisão na manhã desta sexta-feira (13)
Prefeitura de Campo Grande lança ferramenta para facilitar processos na área de imóveis
Ferramento tem o objetivo é reduzir o tempo de espera para cidadãos e empreendedores
Sul-mato-grossense Fernando Rufino brilha no Prêmio Paralímpicos 2024
O ‘Cowboy de Aço’ pode ser considerado um dos maiores atletas da história do paradesporto nacional
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.