O incêndio florestal que atingiu a região de Nabileque, próximo ao Forte Coimbra, desde às 20h de sexta-feira (07), encontra-se controlado neste domingo (09), após trabalho de equipes do Exército Brasileiro e do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) para apagar as chamas.

De acordo com a chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental) do CBMMS, tenente-coronel Tatiane Dias de Oliveira Inoue, o fogo está controlado do lado brasileiro, porém o centro de monitoramento do CPA ainda indica dois focos de incêndio do lado boliviano. 

“As guarnições vão permanecer no local para monitorar a situação”, afirmou a tenente-coronel. Três equipes do corpo de bombeiros de Corumbá trabalham no local.

O centro de monitoramento do CPA tinha identificado uma linha de fogo de cerca de 4 km. A região é de difícil acesso e as guarnições precisaram se deslocar com embarcações para chegar ao local do incêndio.

Bolívia ainda registra dois focos de incêndios. (Divulgação Corpo de Bombeiros Militar de MS)

Região pegou fogo em 2021

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na região em 2021. Com o vento forte, rapidamente as chamas se alastraram.

Para combater o fogo, uma guarnição com 15 militares foi enviada até a região em uma aeronave.