O incêndio florestal que atingiu a região de Nabileque, próximo ao Forte Coimbra, desde às 20h de sexta-feira (07), encontra-se controlado neste domingo (09), após trabalho de equipes do Exército Brasileiro e do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) para apagar as chamas.
De acordo com a chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental) do CBMMS, tenente-coronel Tatiane Dias de Oliveira Inoue, o fogo está controlado do lado brasileiro, porém o centro de monitoramento do CPA ainda indica dois focos de incêndio do lado boliviano.
“As guarnições vão permanecer no local para monitorar a situação”, afirmou a tenente-coronel. Três equipes do corpo de bombeiros de Corumbá trabalham no local.
O centro de monitoramento do CPA tinha identificado uma linha de fogo de cerca de 4 km. A região é de difícil acesso e as guarnições precisaram se deslocar com embarcações para chegar ao local do incêndio.

Região pegou fogo em 2021
Um incêndio de grandes proporções foi registrado na região em 2021. Com o vento forte, rapidamente as chamas se alastraram.
Para combater o fogo, uma guarnição com 15 militares foi enviada até a região em uma aeronave.