Um incêndio de grandes proporções registrado na tarde desta sexta-feira (11), atingiu cinco fazendas localizadas na zona rural de Cassilândia, a 418 quilômetros de Campo Grande, às margens da BR-158. O Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul, cidade próxima, foi acionado para auxiliar no combate e controle das chamas.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início em uma fazenda a 20 km da cidade de Cassilândia, na margem esquerda da rodovia BR-158, sentido Paranaíba.

Informações divulgadas pelo site Jovem Sul News indicam que há suspeitas de que um funcionário de uma fazenda tenha iniciado a queimada sem a autorização dos órgãos ambientais. No entanto, ele perdeu o controle e o fogo se espalhou por uma extensa área de aproximadamente 200 hectares.

O incêndio destruiu pastagens e áreas florestais antes de ser controlado. Para conter o incêndio e evitar danos maiores ao meio ambiente e às atividades agrícolas da região, os Bombeiros e fazendeiros utilizaram abafadores, sopradores e água. A ação conjunta foi essencial para controlar a situação.

Baixa umidade favorece a ocorrência de incêndios

O tempo seco aliado a baixa umidade favorece a ocorrência de incêndios florestais e queimadas em áreas urbanas e rurais, além de aumentar os riscos à saúde e facilitar o surgimento de doenças pulmonares como tosses, crises de rinite, sinusite e incômodos respiratórios.

Ao longo da semana, a baixa umidade ficou entre 30% e 20% em MS. Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50% e 80%.