Termina nesta quarta-feira (27), o período para quem deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Exame de Seleção 2024 para o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). A instituição está 1.824 vagas para 11 técnicos integrados ao ensino médio gratuitos.

Os interessados podem escolher estudar nos polos de Aquidauana, , Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, e Três Lagoas.

Para concorrer a uma vaga em um curso técnico integrado do é necessário ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2024. Além de possuir o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Pedido de Isenção

Podem fazer o pedido da gratuidade os candidatos que comprovarem estar matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escola pública – o que poderá ser feito por meio da apresentação de declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola – ou que apresentem a Folha Resumo do comprovante de cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). 

O pedido de isenção deve ser feito no ato da inscrição na Página do Candidato da Central de Seleção, selecionando o item ‘Isento' no campo ‘Forma de Inscrição' no sistema, devendo ser anexado o documento comprobatório. 

O resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa será divulgado em 29 de setembro. Os candidatos poderão entrar com recurso nos dias 2 e 3 de outubro, sendo a publicação do resultado definitivo prevista para o dia seguinte. Aqueles que não tiverem o pedido aceito (indeferido) deverão realizar o pagamento da GRU até 9 de outubro para terem direito à realização da prova.

Inscrição 

O prazo segue aberto até 8 de outubro, pela Página do Candidato. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato.

O valor da taxa é de R$ 20, que deve ser pago em agências do via GRU (Guia de Recolhimento da União), gerada no próprio sistema da Central de Seleção.