Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ideia vira projeto e estudantes ganham ‘Cantinho da Dignidade Menstrual’ em Campo Grande

Alunos da EM Advogado Demosthenes Martins criaram o espaço dentro do banheiro feminino
Monique Faria -
Cantinho da Dignidade Menstrual. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Uma ideia que surgiu entre estudantes preocupados com meninas que eventualmente poderiam precisar de orientação e de acolhimento no período menstrual ganhou força e virou projeto na Demosthenes Martins, em .

A iniciativa ganhou forma após o corpo discente da abraçar a ideia de estudantes do 6º ano e preparar o “Cantinho da Dignidade Menstrual”, com cartazes de orientações e disponibilização de absorventes íntimos no banheiro feminino, e visando transmitir conforto e acolhimento às jovens, que costumam experimentar nessa faixa etária a primeira menstruação.

Nas paredes do banheiro, frases de empoderamento e apoio emocional foram pintadas pela professora de artes da escola, Adriana Klein. Já em volta do espelho, foram colocados nichos com absorventes, flores decorativas e cartazes. Todos os materiais utilizados foram obtidos por doações de pais de alunos e membros da comunidade estudantil.

Instruções sobre o período menstrual ajudam alunas de escola municipal. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Segundo a diretora da escola, Kelly Fabrícia Pereira Nogueira, o projeto foi abraçado pela comunidade desde o momento em que foi proposto aos pais responsáveis, durante uma festa da escola. A instituição, então, começou a receber doações para que fosse possível colocar a ideia em prática.

“Os auditores que são alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos programaram o que seria de melhoria para a escola. Um ponto que surgiu foi a ideia do Cantinho da Dignidade Menstrual para as meninas, com espelho, nicho… E eles tiveram essa ideia porque outro dia teve uma menina que menstruou pela primeira vez e teve essa dificuldade”, explica.

Diretora parabeniza alunos pela iniciativa do Cantinho da Dignidade Menstrual. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Alunos apontam suas próprias necessidades

Conforme a professora Indignara Holsbach, o projeto superou as expectativas principalmente pelo protagonismo das crianças, que conseguiram analisar as principais necessidades do corpo estudantil, na totalidade, e sugerir as mudanças.

“A gente tenta abraçar as ideias deles. Tudo passa por eles, coisas que nosso olhar talvez não veria. Ouvi-los, sentir a necessidade deles, e fazer com que eles participem, com que sejam protagonistas do projeto é o que faz tudo valer a pena”, afirma.

Os cartazes com instruções de como colocar um absorvente íntimo, e de como lidar com sintomas que costumam aparecer no período menstrual, como cólicas, inchaço, sensibilidade e irritabilidade, foram criados pelas alunas do sétimo ano. Elas contam que a ideia é informar meninas que estejam passando pela primeira menstruação e ainda não estão habituadas à situação.

Alunas do sétimo ano ajudaram a projetar o Cantinho da Dignidade Menstrual. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

“Achamos que foi uma coisa muita acolhedora porque na minha sala mesmo tem algumas meninas que não menstruaram ainda e os cartazes são muito importantes para isso. A gente ajudou a fazer os cartazes e colar aqui”, afirmam.

Alunos idealizaram parquinho de diversões

Além do Cantinho da Dignidade Menstrual, outro projeto – também proposto pelos alunos – foi a criação de um parquinho para os alunos brincarem durante o intervalo.

Inicialmente, o projeto era de um parque para as crianças da educação infantil, mas os alunos de séries mais avançadas também demonstraram desejo de serem incluídos. O parque foi entregue em cerimônia para os pais e alunos da escola na última quinta-feira (9).

A coordenadora do projeto, Cristiane Cidrão, conta que o parquinho era um sonho da escola. “Temos aqui os grupos 4 e 5 e precisávamos de um parquinho. Foi então que os alunos acolheram a ideia e nos mobilizamos para obter recursos e realizar a construção”, explica.

Parquinho foi idealizado por alunos da escola. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Últimas Notícias

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa

Cotidiano

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Flores é um dos presentes mais comuns no Dia das Mães